Mas o que é petróleo, mãe?

Sábado fomos à Praça Benedito Calixto, tudo porque eu queria porque queria comprar um vestido xadrex, e aproveitamos para dar uma geral na feirinha e descobrir uns tesouros. No meio da praça um grupo do Greenpeace estava em campanha para que a gente Deixe as Baleias Namorarem – clica no link e apóia também, vai! – e uma moça super simpática me explicava sobre a exploração de petróleo em Abrolhos e me pedia apoio. Ela ainda deu um broche lindo para a Carol com duas baleias azuis.

Ao nos separarmos do grupo a história começa:

– Mãe, por que a moça estava pedindo apoio?

– Na verdade ela quer que a mamãe entre na internet e assine um “papel” pedindo para que não explorem petróleo em Abrolhos, um lugar muito bonito aonde as baleias vivem e namoram. Depois ela vai pegar a assinatura da mamãe e de mais um monte de gente e mandar para as pessoas que querem explorar petróleo, para ver se elas mudam de ideia.

– Mas porque eles não querem que se explore petróleo lá em Abro… Abro… nesse lugar aí?

– Porque, para a exploração, eles vão levar um barco enorme para lá, chamado plataforma, e vão perfurar o chão, o que vai fazer barulho, movimentar o mar, mudar a temperatura, e as baleias não poderão viver mais ali.

– Mas o que é o petróleo?

– O petróleo é um óleo muito grosso e pegajoso, preto, com o qual se faz a gasolina que a gente coloca no carro e também alguns tipos de plástico como os da sacola do mercado.

– Mas lá o petróleo tá misturado na água (com uma cara de pânico que demonstrava ela se imaginando nadando num monte de óleo)???

– Não, ele fica enterrado embaixo da terra, bem no fundo do mar, e por isso eles precisam perfurar o chão.

– Mas por que eles tem de fazer isso justo aonde vivem as baleias?

– É porque não tem petróleo em todo lugar, e quanto mais se usa gasolina, plástico e essas coisas, precisa se ir mais longe para explorar. Ele é muito caro de ser obtido e pode acabar com os animais e as plantas do lugar se algo sair errado.

– Eu acho que eles não deviam fazer.

– Então filha, por isso a gente precisa apoiar quem defende o que é importante para gente, e também cuidar das coisas para não desperdiçar e precisar cada vez menos do petróleo.

– Por isso que você usa bicicleta, mãe?

– Também filha, e também ando bastante e uso o metrô. Assim a gente cuida um pouquinho e ajuda um pouquinho.

Neste momento (você imagina quanto tempo essa história durou e o quanto andamos pela praça, não é?) encontramos uma vizinha de prédio que, surpresa, tem uma barraca lá, de moedas antigas. Ela contou ter assumido a barraca depois que o sogro faleceu.

– Mãe, o que é assumir?

********************

Atualmente é assim, toda conversa gera uma nova conversa, toda nova palavra gera uma nova explicação, uma pesquisa na internet, um livro a ser olhado. Cansa, viu, mas é delicioso ver seu filho descobrindo o mundo!

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta