Estudar Vale a Pena. Simples assim.

Faculdade é importante. Sim, muito. Mas antes dela existe um grande caminho a ser percorrido. Um caminho de esforço e recompensa.

Meus pais não tem faculdade, na verdade minha mãe só estudou até a quarta serie, hoje quinta do ensino fundamental, e meu pai não conseguiu terminar o colegial, hoje chamado ensino médio. Apesar do pouco estudo deles foi com eles que aprendi o quanto estudar era importante. Meu pai, que sempre valorizou o trabalho como a melhor forma de realizar sonhos, me trouxe o gosto pela leitura, a minha mãe a admiração pelas pessoas que sabiam explicar o que ela não conhecia.

Estudei em escola pública, estadual, num tempo em que ela era a melhor da cidade. Meus pais batalhavam para que eu e meu irmão pudéssemos apenas estudar, com dedicação.

Naquela época eu não sabia o que sei hoje, achava que o ensino médio era apenas mais um passo em direção à faculdade, até que um dia meu pai sentou comigo e conversamos sobre o futuro. Um futuro aonde eu teria de escolher uma faculdade, mas que dificilmente eu conseguiria entrar em uma faculdade gratuita, cuja disputa por vagas é mais difícil que final de campeonato, e ele me explicou o quanto o ensino médio era importante, na época um diferencial mesmo e como, ao fazê-lo direito, eu poderia garantir uma renda que me permitiria fazer a faculdade que eu quisesse. Mal sabia eu que, naquela conversa um novo mundo se abria.

Optei então por tentar o ensino técnico. Prestei muitos “vestibulinhos” nas mais diversas áreas, uma loucura até, já que na Federal eu tentava telecomunicações, no Liceu edificações e no SENAI tecnologia têxtil. A variedade era motivada pelo desejo de aprender algo novo, que me ajudasse no futuro, pouco importava o que fosse.

Entrei no SENAI e, confesso, não fazia ideia do que ia aprender.

Hoje olho para trás e vejo que aprendi muito mais do que a torção do fio, o desenho da trama e urdume, como funciona uma máquina de meias, como se tinge um tecido sintético, aprendi sobre a vida. Eu olhava em volta e via colegas simples de tudo – tinha um que chegava a levar sopa na marmita porque era só o que ele tinha – via colegas que estavam lá aprendendo para trabalhar em alguma fábrica e que, além do estudo, ganhavam um meio salário que ajudava em casa. Via pessoas saindo ainda da infância acordando cedo e passando o dia aprendendo, buscando algo melhor, para muitos deles não existia o sonho da faculdade, sabe? Para muito deles aquele era o diploma que faltava para conquistarem já muito mais do que seus pais tinham conseguido.

Nós entrávamos as 07h30 e saímos as 17h30. A maior parte de nós seguia depois por várias conduções até voltar para casa. Eu lembro que chegava quando já eram quase oito da noite e pouco tempo restava para todo resto. De algum forma já parecia que trabalhávamos.

Mais que tudo, eu via pessoas realmente interessadas em aprender e via professores apaixonados pelo que ensinavam, dedicados àquelas jovens mentes loucas por conhecimento.

Acho que esse meu sentimento não é simplesmente pelo fato de ser um ensino técnico, mas pela certeza de que ali me tornei adulta. Pela certeza de que ali eu fazia as escolhas que determinariam as escolhas que viriam em seguida.

Meu tempo de SENAI foi o melhor tempo da minha vida de estudante. Nenhuma de minhas duas faculdades podem ser comparadas a ele em termos de aprendizado ou amizades. Aqueles amigos que, mesmo distantes, na lembrança, te acompanham por toda a vida.

E foi uma prazer ver que, daquela turma que havia começado no primeiro dia de aula, cinco anos antes, apenas quatro não pegaram o diploma em nossa coleção de grau. A turma seguiu por cinco anos entre tropeços, provas e trabalhos, batalhando a cada bimestre. Depois de lá cada um traçou um caminho, alguns amigos se espalharam pelo país, outros para fora dele. Quando pegamos o diploma o mundo parecia menor do que era cinco anos antes. E ele foi menor. Eu sei, quando vejo meu pai, que ele se orgulha porque eu fui mais longe que ele e torço para que a minha filha vá ainda mais longe que eu.

Dezesseis anos se passaram e o diploma do ensino médio já não é mais um diferencial, mas necessário para praticamente qualquer emprego que se busque. O diploma do ensino médio pode ser aquela pequena diferença entre conseguir ou não realizar um sonho, mesmo que nele não esteja incluída uma faculdade. Até porque, algumas vezes, as pessoas esquecem que não existem só os empregos para quem tem faculdade, existe aí fora um mercado de trabalho borbulhante a procura de pessoas que tenham habilidades totalmente compatíveis com o ensino médio.

E a tendência é que existam ainda mais: a oportunidade para o crescimento do Brasil é agora. A beira de receber uma Olimpíada e uma Copa do Mundo é obrigação de todos garantir que essa geração jovem não perca o bonde, não fique para trás. Garantir que eles não troquem um futuro de conquistas pela recompensa imediata, às vezes financeira, sem garantia de futuro.

Quem parou de estudar reconhece a dificuldade de retomar depois, de voltar e tentar novamente. Melhor é não parar. Perseverar. Olhar e ver a nossa volta que VALE A PENA ESTUDAR. Que o estudo abre portas, traz novos caminhos, aumenta possibilidades. Muitos são os exemplos de pessoas que chegaram aonde estão porque estudaram.

A batalha por vezes é inglória, eu sei. Enfrentar as dificuldades do dia a dia ao invés de largar tudo. Por vezes encontrar uma sala quase abandonada, colegas desmotivados. A vida é feita de batalhas, algumas maiores que outras, mas o destino é a gente que escreve. É a gente que conquista o futuro fazendo a escolha agora.

Se nós, eu, você e todo mundo, não temos o poder ou o dinheiro para mudar a estrutura de ensino, resta muito a fazer: ser o exemplo para o filho, o vizinho, o amigo, de que VALE A PENA ESTUDAR, de que sonhos podem ser sim realidade. Garantir que as crianças enxerguem um futuro melhor é o melhor caminho para que elas continuem tentando.

Fui convidada pela querida Samantha para contar aqui a minha história como parte de uma blogagem coletiva no Dia do Estudante por conta da ação do Instituto Unibanco contra a evasão escolar e quem sabe ser um pequeno exemplo de como o estudo muda a vida da gente e estou aqui, dividindo isso com vocês, na esperança de que a mensagem replique por todo lado.

Se você também acredita dá uma olhadinha no site do ESTUDAR VALE A PENA e veja o quanto essa ação já fez em 2010. Mas, para entender mesmo o efeito de uma ação como essa tem nos alunos o legal mesmo é ver os vídeos disponíveis no You Tube feitos pelos alunos das escolas aonde voluntários trabalharam com a equipe do instituto. Eu fiquei emocionada de ver, de imaginar como o futuro dessas crianças já foi modificado.

Você também pode fazer com que a hashtag #estudarvaleapena chegue aos trending topics do Twitter replicando os diversos posts que estão sendo produzidos pelo pessoal envolvido na causa. Siga o @inst_Unibanco e acompanhe o que todos estão contando.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

93 Comentários


  1. Olá Simone, meu nome também é Simone, e como você também fiz SENAI só que fiz o Curso Técnico em Plásticos na escola Frederico Jacob, me formei em 1985. Quando entrei lá eu era uma garota de 14 anos, assustada, sem saber ao certo do que se tratava aquele curso tão estranho para mim e para a maior parte de minha família e conhecidos. E lá fui eu, saía de casa todos os dias por volta da 5:30h da manhã para pegar o ônibus e chegar até a escola e só chegava de volta em casa por volta das 19:00h e muito feliz com toda aquela deliciosa rotina. Como você, meus pais também não eram de família rica, mas minha mãe sempre fez o impossível para nos dar uma educação boa e digna. Posso dizer sem pestanejar que os 3 anos que passei no SENAI foram os melhores anos de minha vida também. Entrei menina e saí mulher cheia de sonhos e em busca de desafios. Confesso que minha faculdade não acrescentou em quase nada ao conhecimento adquirido no SENAI. Depois de 4 anos de formada voltei ao SENAI agora como Professora e por onde permaneci por 12 anos completamente apaixonada por aquilo que eu fazia! Produzir pessoas é a melhor coisa do mundo, eu enxergava meus mais de 1000 alunos como eu era quando lá entrei, uma criança cheia de sonhos e à procura da felicidade pessoal e profissional! Agradeço todos os dias a oportunidade de ter estudado no SENAI e ser quem eu sou hoje!

    Responder

    1. Oi Simone, que legal encontrar alguém que compartilha desse mesmo sentimento que eu! Bom, na verdade, acho que todo mundo que passou pelo SENAI também carrega esse amor, não é mesmo? Muito sucesso pra você!! Beijos

      Responder

  2. Depoimento (texto-síntese) dos alunos do 2º C da E.E. Amilcare Mattei:

    O texto foi muito útil por mostrar a importância do ensino médio para nós, estudantes, a importância do ensino técnico, com relação à amizade e ao ensino, a questão do caminho para a faculdade, o quanto podemos crescer a partir do ensino médio, as oportunidades que podem surgir e que não devemos parar de estudar, ou seja, vale a pena estudar.

    Responder

      1. Boa tarde Simone, vou apresentar o seu texto para as outras turmas que tenho e vou postar a percepção deles com relação ao seu texto, que é muito bom. Obrigado pelo feedback!

        Responder

  3. Olá Simone,nós estudamos na terceira série do ensino médio integral de Jaú-SP, e gostamos muito do seu texto. Nós realmente achamos que estudar vale a pena, pois o estudo é essencial em nossas vidas para a realização de nossos sonhos na carreira profissional. Parabéns pelo seu trabalho, que é um incentivo para os jovens.

    Responder

    1. Olá meninas! Poxa, fico feliz de verdade que meu texto tenha sido inspirador para vocês. A causa do “aprender! eu defendo ferozmente. Abraços <3

      Responder

  4. Olá Simone, achamos a sua atitude muito motivadora para os jovens de todas as idades. Você é um exemplo para nós do 3° ano do Ensino Médio Integral-Jaú SP. Assistimos ao vídeo da campanha do Instituto Unibanco #EstudarValeAPena.
    assim como você também correu atras de algo, desejamos também ter um objetivo e lutar por ele, tanto na vida, quanto nos estudos.
    Foi incrível a sua iniciativa, desejamos sucesso na sua vida.

    Responder

    1. Olá meninas, o querer e tentar já é boa parte do caminho para o sucesso. tenho certeza de que realizarão seus sonhos. Obrigada pelo carinho!

      Responder

  5. Olá Simone !
    Meu nome é isabela,estou muito contente pelo seu texto,achei muito interessaante de sua parte querer ressaltar sobre como o estudo é importante na vida do aluno,e concordo com seus argumentos pois trabalhei até um certo ponto e senti a falta do estudo.Não há nada melhor do que se dedicar para que no final venha a vitória e a conquista dos sonhos,acho que várias pessoas deveriam verificar esse seu texto e sim usar os pais como incentivo,pois pessoas não tem muita noção do quanto a falta do estudo prejudica no final das contas,parabéns pelo seu texto,seu trabalho pode modificar pessoas !

    Responder

    1. Oi Isabela, fico feliz demais de servir de exemplo. Perseverar já é boa parte do caminho para o sucesso e fico feliz demais de ajudar pelo menos um pouquinho a alguns jovens. Abraços

      Responder

  6. Ola Sra. Simone, somos alunas do ensino médio integral de Jaú, lemos o seu texto e achamos muito interessante o trabalho voluntário Unibanco.
    Acreditamos que estudar vale a pena!
    Pois o estudo nos proporciona maior conhecimento, maior oportunidade no mercado de trabalho.
    Desejamos sucesso na sua vida.

    Responder

    1. Poxa, fico feliz de verdade que meu texto tenha sido inspirador para vocês. A causa do “aprender” eu defendo ferozmente. Abraços <3

      Responder

  7. Olá Simone, gostamos do seu post e nos identificamos com sua história. Assim como você também passamos por dificuldades nos estudos, nosso sonho é entrar em uma universidade publica,não tivemos uma base no ensino fundamental e agora que estamos no ensino médio estamos tendo um incentivo dobrado. Somos alunas do ensino médio integral JAÚ-SP. Concordamos com você, estudar vale realmente a pena, pois sem estudo não somos nada.. Ficamos gratas pelo seu trabalho de incentivo aos jovens. Desejamos que seu trabalho possa ter sucesso.

    Responder

  8. Olá Simone!
    Li o texto, achei muito interessante e motivador. Ele nos mostra realmente o que acontecia na educação dos nossos pais,e que hoje é diferente, mas muitos jovens não dão valor.Sou do 3 ano do Ensino Médio Integral,na aula de preparação acadêmica, realmente é um projeto voluntario que ajuda os jovens ver a educação com outra visão, e estudar é importante para nosso conhecimento, e para possamos nos tornar pessoas competentes,solidárias, ter valores e a realização dos nossos sonhos.

    Responder

    1. Oi Victória, poxa que programa legal esse de ensino integral!! Sem sombra de dúvida isso ajuda e muito a definir o melhor caminho para que você alcançar o seu sonho. E sempre é tempo de correr atrás, não é? Abraços

      Responder

  9. Boa Tarde Simone.
    Tenho 17 anos,sou estudando do terceiro ano do ensino médio ,li seu texto e tive algumas experiências pessoais ,percebi que o estudo não é apenas importante para o nosso futuro,mais sim para o futuro do nosso país.Seu texto está sendo motivador para eu seguir o meu futuro,só me da força de vontade para continuar sem desistir na metade.

    Responder

    1. Oi Pamela! Sem sombra de dúvida: um país com um povo sem estudo nunca irá muito longe. Obrigada, mensagens como a sua me incentivam a continuar defendendo a causa. <3

      Responder

  10. Olá Simone, tudo bem?
    Li seu texto e adorei, estudar realmente vale a pena. Estou na 3ª série do ensino médio e vejo que estudar é muito importante para quem quer alcançar um objetivo na vida.
    Abraço.

    Responder

    1. Oi Yassmim! Sim, o estudo é uma ferramenta que faz toda a diferença na hora de enfrentar os desafios da vida. Obrigada por sua mensagem!

      Responder

  11. Olá Simone Miletic,estudamos na escola E.M.I DE JAU ,nós lemos o seu depoimento,gostamos muito…. pois,acreditamos que para termos um futuro melhor precisamos nos dedicar e aprimorar nossas habilidades no estudo….
    Parabéns, pelo seu texto ele pode incentivar pessoas a retomar seus estudos, e dar uma guinada na vida (procurar um futuro melhor)
    PS:estudar vale a Pena

    Responder

    1. Acredito mesmo que somos capazes de chegar aonde desejamos com nosso esforço. Basta perseverar. Obrigada por sua mensagem, ela me incentiva a continuar escrevendo sobre isso.

      Responder

  12. Concordamos, pois possibilita os jovens que a uma maneira há uma maneira mais interessante de estudar e também que se parar agora eles podem estar deixando uma carreira brilhante de lado.

    Responder

  13. Estudando é a melhor maneira de garantir um bom futuro. Com o conhecimento obtido com os meus estudos posso ir longe, pois o saber ninguém tira de mim. Somos ‘’ eternos alunos ‘’, nossa memória precisa acumular cada dia novas informações para estarmos sempre preparados para a vida, além disso, estudar é a maneira de encontrar o prório ‘’EU’’ e concretizar o futuro do mesmo ser.

    Responder

  14. ESTUDAR VALE A PENA
    O sentido estudar é dedicar-se. E para estudar não precisa “se matar de estudar” para ter uma vida boa profissionalmente.
    Existem muitas coisas na vida que o estudo pode proporcionar e muitas que não. A força de vontade, ajuda muitas pessoas… Não adianta estudar com desmotivação, temos que ter FOCO e força de vontade para alcansarmos nossos objetivos.

    FONTE: SQUERUKE, Gustavo. Licolina Villela Reis Alves, 2015. Araçatuba – SP

    Responder

  15. Sim vale a pena estudar e uma das melhores escolhas que fazemos em nossas vidas e estudar para conseguir alcançar nossas metas para ter um futuro melhor e cheios de oportunidades
    o estudo é uma ferramenta que faz toda a diferença na hora de enfrentar os desafios da vida

    Responder

  16. Oi Simone… Concordamos com você, também achamos que o estudo é muito importante para o nosso futuro. Pois ela é a base de tudo. Se queremos realizar nossos sonhos teremos que estudar e nos esforçar. Gostei muito do seu texto, que relata sua experiência de vida, que bom que você conseguiu chegar tão longe e dar orgulho para a família e ser um exemplo para outros… e concordamos também que será muito mais difícil conseguir um emprego sem os estudos concluídos. Abrçs

    Responder

  17. Estudar, uma coisa que muitos não sabem, mas pode fazer da sua vida, um mero jogo, o estudo tem o poder de analizar e escolher qual vai ser seu destino. Por isso, devera pensar durante toda sua vida. Você quer ir além? Pois só conseguirá com esforço e sua capacidade! Parabéns pelo blog.

    Responder

  18. Como todos sempre lutei para chegar até o ensino superior, mas história não parou aí devido aos descaminhos seguidos pela falta de cidadania em um momento de mudanças extremas. Os anos se passaram e, tudo foi se ajustando a graduação,a pós-graduação as especializações e os cursos foram se unindo para dar forma ao saber e as coisas do mundo em meio as suas mudanças. Ontem, hoje, amanhã e sempre quem estuda nunca pode parar e, mais, viver sem informação sobre o mundo que o rodeia. Tudo para por uma busca constante que abre sempre as cortinas do saber para o descaso do não saber deixando de lado as diferenças, tornando transitória todas formas de busca desde a internet a té as mais primitivas delas. por isso que sempre recomendo que nenhum ser humano poderá viver de um sonho só num mundo totalmente globalizado.

    Responder

  19. Hoje com 56 anos, continuo dando muito valor aos estudos,fui uma criança muito pobre mas já sabia que era através dos estudos que seria alguém na vida, ser professora, ter meu salário, poder contribuir com a sociedade é o maior legado que posso deixar para meus filhos e netos. Incentivar meus alunos a seguir seus estudos é minha meta diária, repito minhas explicações de maneiras diferentes quantas vezes forem preciso,explico sempre que nunca me cansarei de ensinar e que o estudo é a maior riqueza do ser humano.

    Responder

  20. Parabenizo todos por seus devidos depoimentos. Venho ressaltar, que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, lutar por eles sempre e deixar claro, que temos que nos tornar realizados quanto pessoas, cidadãos, e profissionais, seja qual for a profissão que escolhemos. Estudar e estar atualizados sempre, hoje existe a competitividade, e se não houver o domínio do conhecimento, não conseguiremos chegar a concretizar os nossos sonhos. Nunca desistam dos sonhos e lutam por eles. Abraços.

    Responder

  21. ola Simone, a minha professora esta pedindo pra eu fazer uma sintese. você poderia fazer pra mim?

    Responder

  22. Olá Simone, somos estudantes do 3° ano do Ensino Médio da Escola Integral de Ourinhos – SP. Achamos muito interessante seu depoimento e o projeto da Unibanco que nos deu a oportunidade de visualizar o contexto estudantil onde se aplica de forma integral no mundo do trabalho. Obrigado por compartilhar sua historia de vida! Abraços!

    Responder

  23. Gostei muito da sua experiencia de vida , estudo na E.E.E.I Professora Ilza Irma Moelller Coppio , no 2B numero 28 e amo minha família manda beijo pra Silmara vlw !!!

    Responder

  24. A seguir você irá ler um texto produzido pelo 2ªAno-A da escola: E.E.Eliana Andrés De Almeida Souza.
    Porque vale a pena estudar?
    O estudo com toda a certeza é o grande combustível para a nossa jornada chamada vida. As vezes pensamentos negativos invadem nossas cabeças (muitas vezes manipuláveis), e sem querer deixamos o futuro de lado, muitas vezes o agora é mais importante, pois pode trazer recompensas mais rápido. Isso é muito tentador, eu sei, mas quando vemos a história de Simone, vemos que esperar um pouco vale a pena do que simplesmente tentar qualquer oportunidade.
    Muitas das pessoas passam horas na frente do computador estudando e aprendendo seja qual for o tema, porém , outras nem buscam informações para sua formação acadêmica. Perder sonos, festas, eventos sociais, tempo com amigos e familiares não é em vão quando é por um motivo justo e importante como o futuro de nossa vida.
    Muita gente não tem essa referência acadêmica em casa, e por isso buscam ter para auxiliar seu lar, e seus pais que talvez não tiveram a mesmas oportunidades ou até teve porem desperdiçaram. Outros tem essa referência acadêmica e por isso buscam superar seus pais, e irem sempre mais longe que eles conseguiram chegar.
    Os pais têm uma grande responsabilidade em investir e motivar para que seu filho seja uma boa pessoa em relação a sua vida e a sociedade, pois não basta só estudar conteúdo sem estudar a vida também, e assim se formar um grande cidadão e uma grande referência para quem está começando a sua carreira, ou seus estudos.Não adianta ficar 11 anos em uma escola estudando e na mais importante oportunidade de sua vida, desperdiça-la e acabar com um futuro prospero e confortável.
    Vale a pena estudar pelo simples fato de saber viver, de aprender todos os dias e não ser mais um ignorante na sociedade que tanto faz as escolhas que fizer. Muita gente acredita que depois do ensino médio completo sua vida esta resolvida, porém sabemos que essa ideia está errada, pois pessoas que fazem cursos profissionalizantes, vestibulares e as veze até a faculdade ainda tem uma grande dificuldade de conseguir ingressar no mercado de trabalho, imagine só com um simples ensino médio completo.
    Por isso temos que pensar bem no que queremos para nosso futuro, se é ter uma vida razoável ou uma vida ótima, porque só nos que iremos decidir o nosso futuro e não nossos amigos, familiares e outros.
    Pessoas as vezes tem que ser adultas antes da hora, pois precisam ajudar sua casa, e acabam deixando o estudo de lado e priorizando qualquer tipo de trabalho que apareça na frente com uma renda somente razoável e acaba prejudicando o depois que essa fase acabar. Será que trabalhar sem estudar realmente compensa?

    Responder

  25. Nós,alunos do 2º ano B/2017 da escola Estadual Eliana Andrés de Almeida , estudamos em período integral e consideramos nosso estudo nessa escola de qualidade ótima.
    Temos professores eficientes e determinados em nos incentivar a alcançar nossos objetivos.
    Não só os professores, mas todos funcionários e nós mesmos, alunos, somos determinados. Buscamos nossos objetivos com força e vontade, sempre procurando nossa formação continua e cursos que nos guiem aos objetivos.
    Temos quase metade dos alunos sendo incentivados a optar por começar a trabalhar hoje em dia mas, com tamanho foco nos estudos, um emprego agora está fora de cogitação.
    Também temos os alunos incentivados pelos pais a estudar e esses mantém o resto, mostrando que focando no estudo agora, seremos grandes no futuro.
    Na nossa escola de período integral encontramos o que gostamos de fazer no futuro. Mesmo os alunos que entraram na escola incrédulos no método de estudo estão se adaptando e muito felizes pela escolha.
    Sabemos que o ensino médio atualmente carece de muito em comparação as do passado, mas somos capazes,e,independente da faculdade que escolhermos, conseguiremos entrar, pois podemos, com nossa força e determinação, passar no ENEM.

    Responder

  26. Olá Simone! Somos alunos do 2°ano A da escola de ensino integral Eliana Andrés de Almeida Souza. Gostaríamos de agradece-la e parabeniza-la por esse texto inspirador que nos faz refletir sobre a importância do estudo.
    A grande maioria dos estudantes da nossa sala possuem pais que não concluíram o Ensino Médio, mas que incentivam seus filhos a estudar e entregar o melhor de si. E é o que realmente buscamos com muita dedicação todos os dias. Desejamos passar por cada uma das etapas que se resumem em, para muitos,concluir o Ensino Médio, trabalhar e cursar a tão sonhada faculdade.
    E para isso, existe uma troca mútua de incentivos entre os alunos e professores aqui na escola. Somos valorizados e ouvidos, assim acreditamos, como você, que a força de vontade é o princípio de tudo. E o mais importante: acreditamos que a educação básica deve vir em primeiro lugar.

    Responder

  27. Olá, Simone nós estudamos na escola Pedro Casemiro Leite e nos identificamos muito com o texto, de alguma forma ele foi até motivacional.

    Obrigada por compartilhar sua experiência e a sua história

    Responder

  28. So responde meu comentario por favor pq minha prosfessora disse que e pra fazer uma sintese pra voce

    Responder

  29. Olá Simone!Eu sou aluna da escola de tempo integral Pedro Casemiro Leite, sou aluna do terceiro ano ensino médio e ao ler seu post eu me identifiquei mesmo ainda tendo muito pela frente, eu sempre dei muito valor ao estudo, pois desde pequena eu já sabia o que queria ser (escritora), hoje faço de tudo para conseguir entrar na faculdade, meu sonho é ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras,.
    Mas enfim seu post é muito inspirador e eu adorei ler seu depoimento.

    *Um abraço, Ingrid.

    Responder

  30. oooooi, bom dia, meu nome é Adriane e o meu é Ivan,estudamos na E.E Pedro Casemiro Leite em Cotia – SP.Gostamos muito do seu depoimento sobre ESTUDAR VALE A PENA.
    Muitas coisas que você disse no depoimento foi muito tocante para nos pois é importante saber que apos isso, já podemos nos preparar para o futuro, pois com depoimentos como esse, nos identificamos, ou seja, não ficamos perdidos em relação a escola, trabalhos, faculdades etc…
    estamos muito gratos, pela sua experiencia, em relação a tudo.

    Responder

  31. Olá Simone, eu me chamo Renan estou no 3º ano, vou fazer minha tão esperada prova para o ENEM e quando li esse seu texto, fiquei realmente muito motivado para estudar cada vez mais.
    Sou da escola Pedro Casemiro Leite espero ser respondeido é obd pela atenção!!

    Responder

  32. Olá Simone! Sou aluna do 3°ano da escola de ensino integral Pedro Casemiro Leite.Este texto é inspirador para muitos, porque mostra como os estudos são importantes para todos,me identifico com seu depoimento, pois também fui motivada pelos meus pais a estudar e ser melhor que eles. Beijos!

    Responder

  33. Ola Simone.
    Meu nome e Luiz Fortinelli. sou aluno do 3ºA da escola estadual de tempo integral professor pedro casemiro leite em cotia-SP.
    a nova forma de ensino em tempo integral foi implantada esse ano aqui na escola presente. estamos amando, perdemos muitos amigos que por motivos de trabalho ou cursos, mudarão de escola, mas todos estamos lutando por uma qualidade de ensino.
    Agradecemos muito a todas pessoas como vocês que sempre isentiva tantos jovens a continuar a lutar por seus direitos de ensino, a qualidade e sempre a melhor forma de aprender…
    OBRIGADO…

    Responder

  34. Olá, sou a Bianca, ainda estou no ensino médio, mas me identifico com a sua vida pelo fato de que depois que descobri que o estudo é muito importante passei a correr atrás do que eu realmente quero através da educação.
    Obrigada por esse depoimento que faz incentivar muito!!!

    Responder

  35. Olá Simone, sou aluna do colegio de periodo integral pedro casemiro leite, o seu texto me inspirou a não desistir de estudar e seguir em frente com os meus sonhos e planos, obrigada!

    Responder

  36. a nova forma de ensino em tempo integral foi implantada esse ano aqui na escola presente. estamos amando, perdemos muitos amigos que por motivos de trabalho ou cursos, mudarão de escola, mas todos estamos lutando por uma qualidade de ensino.
    Agradecemos muito a todas pessoas como vocês que sempre isentiva tantos jovens a continuar a lutar por seus direitos de ensino, a qualidade e sempre a melhor forma de aprender…
    OBRIGADO…

    Responder

  37. Ola simone,
    obrigada por contar sua experiencia me ajudou a não desistir do ensino em tempo integral a pesar de ser muito cansativo no inicio, no final vai valer a pena.

    Responder

  38. Olá Simone! Somos alunos do 3°ano B da escola de ensino integral Pedro Casemiro Leite.Este texto é inspirador para muitos, porque mostra como os estudos são importantes para todos,se identificamos com seu depoimento, pois também tivemos essa motivação pelos nossos pais a estudar e ser melhor que ele e isso no futuro vai ser muito importante para nos …..

    Responder

  39. Olá !! Sou Matheus Viana, estudo em período integral na escola Professor Pedro Casemiro Leite em Cotia-SP.
    A pesar da sua história ser tocante ela é igual a todas as outras que serviriam pra motivar jovens a procurar bons estudo, ela me deu sim um sentimento de que posso conseguir oq quero, mas n foge muito do velho clichê de “estudar é legal”.
    Sei que vou sentir falta da escola e seu depoimento apenas me abriu os olhos para esse fato. Obrigado !

    Responder

  40. olá Simone , Sou a Rayane do 3ºanoB , estou estudante atualmente no ensino integral Professor Pedro Casemiro leite , no começo quando fiquei sabendo que seria integral implorei pra minha mãe me tira da escola porque fica o dia todo na escola pra mim seria o fim do mundo , mais com 2 meses que estou na escola ta sendo maravilhoso ta me incentivando muito a estudar,e agora com esse seu depoimento me incentivo mais ainda a querer estudar e eu ver que estudar e muito importante pra mim .

    Responder

  41. Olá! Somos alunos do 3°ano B da escola de ensino integral Pedro Casemiro Leite Carlos H. e Guilherme S.Este texto é inspirador para muitos, porque mostra como os estudos são importantes para todos,se identificamos com seu depoimento, pois também tivemos essa motivação pelos nossos pais a estudar e ser melhor que ele e isso no futuro vai ser muito importante para nos …..

    Responder

  42. Olá simone.
    Meu nome e Vitoria krisley. Sou aluna do 3ºB da escola estadual de tempo integral professor Pedro Casemiro Leite em Cotia-SP
    Essa nova forma de ensino integral na escola esta me proporcionando um melhoramento nos meus estudos, eu adorei a nova forma de ensino, pois e ótimo e nós estamos aprendendo mais e mais.
    Vou sair da escola de cabeça erguida, pois sei que valeu a pena estudar bastante.
    Nós alunos agrademos todas essas pessoas que estão incentivando mais e mais jovens a lutar pelo sonhos deles.
    OBRIGADO…

    Responder

  43. Olá,nos chamamos Carlos e Vinicius e somos alunos da Escola de Período Integral Pedro Casemiro Leite Cotia-SP. Estamos no Ensino Médio 3°ano B, e nossa professora pediu para que expressemos nossa opinião a respeito ao seu texto.
    Ele foi muito util e motivacional para que possemos pensar mais sobre os estudos.

    Obrigado até mais.

    Responder

  44. Hola mi nombre es Gabriel, el estudio completo en la escuela el profesor Pedro Leite Casemiro 3B su texto me llama mucho la atención y era muy motivador para que tenía una especie de motivación para estudiar más y que incluso quieren ir a la universidad ….. Me encantó la forma en que usted escribe su pasado y la forma que el texto pasa al lector y cómo lo motiva a continuar los estudios aunque sea difícil …. obligada por la atención y buena suerte en su futuro profesional.

    Responder

  45. Olá Simone, somos alunos da escola Pedro Casemiro Leite, nos chamamos Kellen e Ivan, gostamos muito do texto, tem um super incentivo para não desistir dos estudos mesmo sendo cansativo. Obrigado pelo depoimento!!

    Responder

  46. Oi, somos alunas do Pedro Casemiro Leite e estamos no terceiro ano B.
    Esse é o primeiro ano da escola com o ensino integral, está sendo pesado, mas é algo novo e bom pra nós. Os professores estão sendo muito atenciosos e compreensivos conosco, e isso é legal.
    Enfim, o seu depoimento é interessante e motivador, agradeçemos por você compartilha-lo conosco.
    Abraços.

    Responder

  47. Oi Simone, aqui quem fala é o Wendel e Otávio, somos alunos do 3ºB da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Pedro Casemiro Leite em Cotia-SP. Achamos seu site bem interessante pois abriu nossa mente e vimos o quanto é importante estudar, vale muito apena. Abraços!

    Responder

  48. olá Simone, somos alunos da escola pedro casemiro leite e gostamos muito do seu texto, ele nos incentiva a refletir como os estudos são extremamente importante para irmos longe

    Responder

  49. Oooiii! estudo no Pedro Casemiro Leite e estou no 2 ano B, estudo no horário integral e mesmo sendo cansativo.. tenho certeza que vai valer a pena no final. Seu texto super me incentivou, obrigada por compartilhar sua experiencia conosco rsrs

    Responder

  50. Ola, somos alunos do Pedro Casemiro Leite, estamos no segundo ano do ensino médio, com o seu depoimento nós percebemos o quanto é importante estudar para ter um futuro ótimo na vida. E para nós o seu texto foi um incentivo para que possamos ter um futuro, e que também o estudo e o nosso alicerce para o nosso futuro. Obrigado!

    Responder

  51. Boa Tarde Simone.
    Tenho 16 anos,sou estudando do segundo ano do ensino médio ,li seu texto e tive algumas experiências pessoais ,percebi que o estudo não é apenas importante para o nosso futuro,mais sim para o futuro do nosso país.Seu texto está sendo motivador para eu seguir o meu futuro,só me da força de vontade para continuar sem desistir na metade.

    Responder

  52. Olá!meu nome é Gabriel,estudo na escola Pedro Casemiro Leite,estou no 2B,o seu texto é um grande incentivo,e cansativo estudar em tempo integral,mas eu estou conseguindo me adaptar,abraços.

    Responder

  53. Oi simone, tudo bem? somos alunas da escola pedro casemiro leite, do 2anoB estamos gostando bastate , oportunidade unica , estamos agradecidas por vc ter compartilhado isso conosco nos motivou bataste. obrigada pelo insentivo pela responsabilidade, nós estudamos em uma escola de período integral e é bastante difícil, mas a gente está se esforçando bastante e adoramos a sua historia que ajudou a gente a se preocupa mais com os estudos, muito obrigada,beijos de rafaela e aline.

    Responder

  54. Olá Simone, sou aluna da Escola Pedro Casemiro Leite e me sinto muito agradecida por você estar nos ajudando e nos dando motivação para estudar.Como você já deve ter visto nos outros comentários, esse é nosso primeiro ano na escola em período integral e está realmente bem puxado para nós, que não estamos acostumados ainda. Com esse depoimento que você nos deu, eu realmente me senti mais motivada, pois eu já estava começando a ficar com vontade de desistir.
    Por isso eu agradeço muito à você por ter me motivado de novo!

    Responder

  55. olá,somos alunas do Pedro Casemiro Leite,e estudamos em período integral,estamos gostando muito,apesar de estarmos nos adaptando ainda,este depoimento nos ajudou a refletir sobre o que queremos para o nosso futuro.
    Esperamos que como você conseguiu,possamos cursar uma faculdade que possa nos ajudar no futuro,que possamos dar uma vida melhor para a nossa família,e quando tivermos filhos que possamos influência-los a não abandonar a escola,e não desistir dos seus sonhos.

    Muito Obrigada!

    Responder

  56. OLA, SIMONE EU ME CHAMO ELVIS B.JESUS DA CRUZ SOU DA ESCOLA PEDRO CASEMIRO LEITE E ESTOU NO SEGUNDO ANO B.EU GOSTE MUITO DO SEU TEXTO ACHEI MUITO LEGAL ELE E MUITO INTERESSANTE E MOTIVADOR ADOREI E ESSE PRIMEIRO ANO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E ESPERO QUE ME FACA BEM ,JA TA FAZENDO ,GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO PARABENS E OBRIGADO E QUERO TE AGRADECER POR COMPARTILHAR CONOSCO OBRIGADO SIMONE.

    Responder

  57. Oi, somos alunos do Pedro Casemiro Leite, estamos no nosso primeiro ano estudando no ensino integral, a escola esta sendo a nossa segunda casa pois entramos as 7:30 da manhã e saímos as 16:30 da tarde, esta sendo ótima gostei muito. gostei muito deste texto pois aconteceu a mesma coisa com nossos pais, eles abandonaram os estudos sedo pois tinham que trabalha

    Responder

  58. ooi meu nome é Ariany e Maria somos do Pedro Casemiro Leite do ensino integral
    e gostamos de ficar aqui mas estamos adaptando ainda e nos somos do segundo B gostamos muito dos professores daqui eles ensina de um jeito diferente das outras escola tem muitas escola que tem professor que não fica no pé dos aluno pra fazer as lições da sala de aula para nos ta sendo o melhor ano porque a gente tem mais atividades diferente e a gente não so faz lições o seu texto foi motivacional.

    Responder

  59. Olá,somos alunas do Pedro Casemiro Leite, estamos no segundo ano B.
    Esse ano estar sendo incrível, ter a experiência de estudar em tempo integral pois assim podemos focar mais em nossos futuro e com essa mudança podemos mostrar para outros jovens que,sim estudar valer a pena.
    Enfim,o seu depoimento foi incrível, e muito motivador para incentivar outros jovens a pensarem em seu futuro.Obrigado por compartilha conosco e nos fazer refletir sobre a importância de estudar.

    Responder

  60. olá Simone, ainda não cursei o Senai mais espero cursa-lo. gostei muito da sua história, é sempre bom ter alguém que nos mostre o quanto é importante o estudo, só nos dar mais forças de alcançar nossos objetivos. sucesso pra você.

    Responder

  61. olá, gostei muito das coisas que você falou, pois é um cotidiano do dia a dia dos alunos aqui no pedro casemiro leite, você relata que sem os estudos consiguimos quase nada na vida e isso é verdade.Muitos acreditam que ser traficante, ou roubar é o ideal, mais não é isso que você falou pois devemos ir pra luta e conquistar tudo que queremos, e com a ajuda dos estudos !!!!continue se dedicando e falando a sua historia a todos valeu…

    Responder

  62. Saudações, Simone.
    Achamos a sua dissertação muito motivadora. Desperta em nós uma vontade exorbitante de adquirir conhecimento. Nos Identificamos com a sua situação e desejamos um futuro promissor a ti. Entendemos suas dificuldades e passamos por coisas parecidas. Mas, vós eis de superá-los da maneira que pudermos. Obrigado por compartilhar conosco sua história é muito animadora!!!

    Responder

  63. Olá Simone, somos alunas do ensino médio integral, gostamos muito do seu depoimento, pelo fato de estarmos passando pela mesma experiência, não foi nada legal, receber a noticia que a nossa escola se tornaria integral, ficamos tristes, batemos o pé dizendo que não era isso que queríamos na nossa vida. Até que decidimos permanecer na escola, e temos que confessar que estamos amando, cada dia aprendemos coisas espetaculares, estamos sendo preparados para o mundo acadêmico, para o mundo do trabalho, fazendo projetos de vida, para que jamais possamos desistir do nossos sonhos e ir até o fim!!!!

    Responder

  64. Ola Simone, sou watiton do 3 ano c do pedro casemiro e estou agradecido por você esta nos ajudando,eu gostaria de fazer um curso mais ainda não sei qual curso eu quero

    Responder

  65. Ola Simone, sou watiton do 3 ano c do pedro casemiro e estou agradecido por você esta nos ajudando,eu gostaria de fazer um curso mais ainda não sei qual curso eu quero

    Responder

  66. Olá Simone!
    Sua historia foi muito boa , é sempre muito importante ter alguém que reconheça o esforço que nós estudantes do ensino médio fazemos todos os dias para obter um futuro melhor. Isso meio que nos incentiva a se esforçar cada vez mais…

    Responder

  67. ola, simone estava aqui lendo seu texto achei muito, importante para um estudante e esse texto me ajudou muito.

    Responder

  68. Ola Simone,aqui e o Gustavo e a Bruna da escola Pedro Casemiro,estudamos em período integral e nos identificamos muito com o seu depoimento sobre os estudos e seus objetivos,esperamos disso tudo sucesso em nossas vidas e seu texto foi mais um incentivo motivador para que busquemos nossos sonhos…Obrigado.

    Responder

  69. Olá Simone!
    Nós somos alunas da escola Pedro Casemiro Leite, gostamos muito do seu depoimento. Ele nos dá um incentivo para lutarmos pela faculdade na qual almejamos, suas experiências nos trazem uma grande confiança. O caminho para se trilhar é grande e repleto de desafios, porém, depoimentos como o seu nos incentivam a ir em frente. Gratas!

    Responder

  70. Queridos,

    Fico imensamente feliz de saber do efeito positivo de contar minha experiência. Torço demais pelo sucesso de vocês e não tenho dúvidas de que conseguiram trilhar um caminho de sucesso.

    Sim, estudar vale a pena!!

    Responder

  71. Sou da escola Pedro Casemiro Leite, sei que estudar abre portas para se ter um bom futuro, com essas informações que eu li, me fez ter um pensamento melhor sobre os estudos e saber que isso não é apenas um passa tempo ou uma obrigação, e sim, para termos uma formação e nos prepararmos melhor para a nossa vida futuramente.

    Responder

  72. Olá Simone, nós somos alunos do 2°Ano E do ensino médio integral da escola Pedro Casemiro Leite, localizada em Cotia – SP, lemos seu texto e achamos inspirador e interessante. Nós jovens, gostamos de histórias de vida de pessoas quem um dia passaram pelas mesmas inseguranças, dúvidas e medos. A pressão imposta sob os jovens em relação aos estudos e o mercado de trabalho é altíssima, e é reconfortante conhecer uma história como a sua, em que nos conta que não foi fácil e nos afirma que não será, mas que no final valerá a pena todo o esforço.
    Nós do grupo, nos identificamos também, pois, nossos pais não concluíram o ensino médio ou fundamental, mas eles sempre nos incentivaram a buscar o conhecimento.
    Simone, assim como você, nós não pretendemos desistir dessa mais nova jornada que é o ensino médio integral, ainda temos muitas etapas pela frente. Agradecemos por suas palavras, pois elas nos motivaram a lutar pelos nossos sonhos!

    Responder

  73. Olá Simone,somos da E.E.Professor Pedro Casemiro Leite 2°E ensino integral,concordamos com você,o estudo muda tudo,pena que os jovens não se interessam mais com os meios da educação.
    Obrigado por compartilhar um pouco da sua história.É interessante pelo fato de alguns colegas se identificarem.
    Sua história de vida nos fez refletir e não desistir do nosso futuro.O ensino integral está nos auxiliando a escolher oque queremos de fato.
    Obrigado!

    Responder

  74. Nos aluno do segundo ano E da E.E.Pedro Casemiro leite,(2018), concordamos com o seu texto que fala sobre a importância do estudo.
    Temos familiares que não terminaram o ensino médio. E vemos que isso casou consequências na vida deles e como hoje é difícil a vida que eles seguem. por exemplo: O tio da um aluno, que deixou de estudar para trabalhar e hoje ele se arrepende disso pois ele poderia com os estudos ter conseguido algo melhor na sua vida profissional
    hoje em dia muitos alunos são incentivados pelo seus pais para estudar, mais por outro lado também tem muitos alunos que não são incentivados e com isso esses alunos atrapalham que tem interesse em estudar.
    Nosso grupo da sala abriu os olhos depois de ler o seu texto, gostamos de como esta a escola atualmente que é período integral, temos muita lição, porem vemos que vai valer a pena

    Responder

  75. Saldações Simone nossos nomes são Yasmine Raquel e João Humberto,somos alunos na Escola Estadual Pedro Casemiro Leite no 2*E, recebemos o seu texto sobre como estudar vale a pena estudar , e queremos agradecer pela motivação que ele nós trouxe, pois agora temos a devida ideia de que o ensino médio é importante para o nosso desenvolvimento academico e profissional

    Responder

  76. ola simone,somos uma dupla de alunos da escola pedro casemiro leite recebemos o seu texto e concordamos com suas ideias.
    Estamos estudando em um periodo integral eo seu texto motivacional passou para nos o animo que faltava,alem de suas ideias,chamou a nossa atençao a sua força de vontade,ea volta por cima que voce deu em sua vida.
    gostamos do ponto em que voce exaltou a importancia do ensino medio que o que estamos estudando agora.
    com base nas informaçao que obtemos atreves do seu texto saiba que iremos mudar a nossa maneira de encarar o ensino medio tendo como objetivo observar todo o tipo de aprendizagem oferecido a nos, porque agora sabemos que dependemos apenas de nos mesmos para realizar nossos planos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *