Glee e High School Musical

*Comentários sobre episódio ainda inédito no Brasil, spoilers a frente

Quando eu ainda escrevia sobre Glee – com exceção de Kurt pouca coisa nesta segunda temporada me fez ter vontade de voltar a fazê-lo – de vez em quando eu me atrevia a comparar o seriado musical adolescente da FOX e a trilogia adolescente High School Musical da Disney.

Normalmente as comparações rendiam vários comentários revoltados nos textos, mesmo eu não usando a comparação de forma perjorativa.

Vejam bem, eu fui obrigada a assistir repetidas vezes aos filmes da trilogia, já que tenho uma filha que ficou absolutamente viciada neles. E viciada tipo assistir ao mesmo filme 08 vezes no mesmo dia sem intervalo.

E se teve algo que a super exposição me permitiu foi conhecer bem a história e decorar as músicas chiclete. Ao que se propõe, High School Musical é uma graça: os personagens são legais, os atores não comprometem, a história tem começo-meio-e-fim fácil de acompanhar, as roupas são lindas e os cenários são parecidos com aqueles em que a criançada está acostumada em estar. Ah, ainda tem o casalzilnho central pelo qual sua filha torce, mas aqueles figurantes que roubam a cena para você, tudo isso com músicas de ritmo gostoso e letra fácil.

Tinha tudo mesmo para virar sucesso entre a petizada e não mata nenhum pai de ódio mortal como boa parte dos seriados e desenhos direcionados ao mesmo público.

Glee tem fórmula parecida, a qual foi apimentada um pouco mais para aumentar o público a que se destinava. Assim, enquanto High School Musical tem um beijo por filme, Glee tem referências a sexo em todos os episódios. Nem por isso seu público alvo deixa de ser os jovens, quem sabe um pouquinho mais velhos que o do filme.

Outra mudança: saem as músicas originais chiclete e entram grandes sucessos dos anos 80 e 90. Isso cria identidade para os pais e também facilita para que a criançada tenha acesso. De alguma forma, essa escolha também facilita que pais e filhos dividam a tela da televisão no início da noite sem brigas.

A despeito de todas essas diferenças, em essência as duas obras são parecidas e isso não desmerece nem uma, nem outra. Quem olhar mais para o passado lembrará que nos anos 50 e 60 os musicais dominavam também boa parte do tempo nos cinemas e depois vieram a dominar as telinhas das TVs.

Quando a onda passou, o cinema passou a apostar em filmes grandiosos, mas a criançada continuou, e continua, recebendo obras em que muita magia é entregue com músicas fáceis de decorar. Ou seja, elas continuam pré-dispostas a consumir cinema+música ou televisão+música ao chegarem à adolescência. Se existir oferta de qualidade, muito melhor.

Agora o ponto em que eu queria chegar: nesta segunda temporada, quando o Novas Direções chega as regionais – último episódio exibido nos EUA até aqui, antes da pausa – eles apostam em algo diferente: apresentar músicas originais.

Uma música é escrita e interpretada por Rachel e representa sua frustração em tentar que as coisas dêem certo para ela e continuar sem conseguir o que queria. A música com certeza é bonita e Rachel não erra na interpretação.

A segunda música é aquilo que muitos usavam para diferenciar Glee de outras obras adolescentes: uma música chiclete, ritmo contagiante e com letra fácil de decorar. A apresentação no palco é linda e o encerramento, com papéis picados voando pelo ar, funciona bem demais. Mas nunca Glee foi tão parecido com High School Musical como agora.

Para quem dúvida, é só conferir os dois clipes abaixo: o primeiro é de uma das músicas de High School Musical 3, I Want It All, com Sharpay e Ryan, os tais figurantes que roubam a cena – principalmente Ryan, meu personagem favorito nos três filmes e cujo ator ainda vai estourar no cinema, não tenho dúvida.

O segundo é a música Loser Like Me, apresentada pelo Novas Direções nas regionais deste ano.

Vai dizer que não são parecidos? De novo: isso não desmerece a obra.

Talvez a questão seja justamente não levar Glee tão à sério para se aproveitar o que o seriado tem de melhor: a música. As crianças fazem isso muito bem, tanto que a minha filha assiste Glee comigo sem conseguir ainda ler as legendas, na verdade ela não se preocupa nem um pouquinho com elas.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

17 Comentários


  1. Concordo com a Verônica , esse seriado é tudo de bom. Muitas músicas , a história , o “drama” , a comédia , ain tudo isso é muito bom 😀

    Responder

  2. Bem, não concordo com vc em tudo que vc disse, principalmente pela sua comparação, com certeza ambas produções focam a música como parte do enredo da história, porém a história e as músicas focam objetivos diferentes.

    Glee: há diversas mensagens positivas, como amor pela profissão acima do dinheiro,consequência do buling, sobre preconceitos, conflitos emocionais e físicos que os jovens sofre e muito mais, e como principal é mostrar que o desfavorecimento por ser diferente ou por fugir dos padrões da sociedade, não é importante, e vc tem que gritar para mostrar para os outros que ser singular não é errado.

    High School: como tema principal é mostrar o valor da amizade;

    as músicas que vc mostrou não tem nada ver(só o ritmimo ea batida) mas a letra transmiti mensagens completamente diferentes, Sharpei é fútil e mesquinha, loser like me é uma forma de resposta ao preconceito.

    Por isso não acho, nunca achei e não vo achar que glee seja parecido com higt musical, não é só pq ambos usam a música isso os faz parecidos

    Responder

    1. Douglas, o que eu quis dizer é que suas estruturas são muito semelhantes. E discordo de que o principal em HSM seja a amizade: é a menina que enfrenta o peconceito porque é novata, o rapaz que morre de vontade de cantar, mas tem medo do que os outros vão falar. E escolhi essa música do terceiro filme por causa da pegada, muito parecida, além de eu considerar que os atores que interpretam Sharpey e Ryan muito melhores em cena. De qualquer forma, é minha opinião.

      Responder

  3. High school musical é muito fantasioso, uma utopia em cores berrantes musiquinhas melosas e supostos atores que cantam pelo nariz.
    Glee é mais realista, mostra jovens que enfrentam preconceitos, conflitos com os pais, busca de identidade e reconhecimento pelo talento.
    Enquanto os personagens de high school musical querem brilho e amor eterno realçados por musicas cute cute (eca!). Tudo oque a galera de glee quer é o reconhecimento e o respeito da escola.
    OS LOSERS ESTÃO EM ALTA E GRAÇAS A SÉRIE GLEE SER NERD NUNCA FOI TÃO COOL!

    Responder

  4. simone ,concordo em part com oqe voce disse, acho qe sao parecidos em algumas coisas, mais nao em tudo,e meio qe fato que qe gosta de glee , tb achava hsm legal, po haver musicas legais e danças mt mis ainda , e o personagem da ashley tisdale, se chama
    SHARPAY, NAO, SHARPEY KKK og

    Responder

  5. pessoal HSM é muito melhor e eu naum gosto de glee ,esse tal de glee é uma imitaçao de HSM mesmo ja tendo acabado ,e HSM cria suas musicas e glee pega musicas de outros famosos mas na minha opniaum

    gleeeee muito desassuntado

    Responder

  6. na minha opniaum HSM é muito melhor enquanto glee é uma imitação
    de HSM ,HSM cria suas musicas enquanto glee pega musicas de outros famosos e ainda por cima glee é desassuntado peba e chato de assistir prefiro fikar assistindo restart do qe essa porcaria e olha qe eu naum gosto de restart

    HSM mmmmmmuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitttttttttooooooooooooo melhor

    Responder

  7. O Glee na minha opinião tem muito mais sentido do que High School Musical. Primeiro que HSM são uns estudantes que cantam, Glee são jovens que enfrentam a vida e que gostam de cantar. Glee fala sobre o BULLYING e sobre o PRECONCEITO coisa que o HSM não fala nada sobre isso, Glee mostra o alcoolismo na adolescência, HSM não mostra. No seriado Glee não há preconceito, por isso tem beijo gay e sexo, coisa que HSM nunca sonhou em fazer e nunca vai fazer. Na minha opinião Glee é sem dúvida uma série espetacular, e muito mais construtiva que HSM ^^

    Responder

  8. HSM e Glee tem uma grande diferença , HSM ensina a ter coragem e só .. já Glee , tenta ensinar coisas do dia a dia de um jovem , você se diverte e perde a hora assistindo , as músicas podem não ser originalmente deles , mais mesmo não sendo deles acabam fazendo sucesso , muito sucesso .. com dois , APENAS dois episódios de glee , da pra fazer um filme de HSM e ainda com mais conteudo =D sendo que cada temporada de glee tem uns 22 episódios e cada um deles ha uma media de 5 músicas em cada . então cai entre nós … conteúdo e que não falta ! ja HSM não tem o mesmo conteúdo , é uma mesmice nos três filmes , Troy e Gabriela ficam juntos no final “IDEN nos três filmes do HSM” já glee não se foca só ne um assunto , ao contrario , tenta passar aquilo que os jovens mais se enterneçam , e é o que acaba dando Ibope para série ..

    Responder

  9. hsm eo maximo é niguem vai comseguir tira ele da fita
    pq ele e d+ eu amo high school musical se desse eu fazia de tudo prara eles estarem de novo no 4 filme. bjs karine bione eu amo hsm

    Responder

  10. Glee é muito melhor que HSM pois o seriado foca a vida de adolescentes normais, seus problemas, dificuldades e muitas questões que fazem parte da vida dos jovens.

    Responder

  11. Glee é muito melhor que HSM pois o seriado foca a vida de adolescentes normais, seus problemas, dificuldades e muitas questões que fazem parte da vida dos jovens. HSM tem seus méritos,mas não fala muito da vida dos jovem, fala principalmente sobre os sonhos e o valor da amizade e Glee fala sobre assuntos q hoje muito jovens estao pasando e é por isso q Glee faz sucesso e é por isso q eu os adoro!

    Responder

  12. Apesar dos dois serem brilhantes e nos fazerem sonhar,acho que por glee ser mais atual,faz mais sucesso no momento,mas não tenho dúvida de que High school musical foi o melhor filme teen musical de todos os tempos.

    Responder

  13. Mesmo essa publicação sendo bem antes dá hora.

    Glee: São coisas dá vida real, nada perfeito.

    High School Music: São os perfeitinhos que não tem problemas na vida.

    Me diz quem não tem problema na vida mano? Me diz o que essa vida tem de perfeita? Eu sempre vou amar Glee. Essa série me ensinou a viver como ninguém. E quem disse que Glee não fez suas próprias músicas??? Ah, menos né mano eles tem música pra esfregar na cara de todos vocês fãsinhos de hsm.
    Seguinte. Glee brilha, hsm no máximo aparece uma vez, desconhecida. E quando conhecem é por “Ah, aquela série em que todos são perfeitos e que fazem péssimas músicas”. Enfim. Boa noite.

    Responder

Deixe uma resposta