Você realmente conhece as ruas de São Paulo?

Com o aniversário da cidade de São Paulo chegando eu lembrei de um velho livro que tenho na biblioteca: A História de São Paulo Através de Suas Ruas, ele está fora de catálogo, mas pode ser encontrado em sebos (veja aqui na Estante Virtual).

Lembro de tê-lo comprado na FNAC há uns 10 anos mais ou menos e de tê-lo devorado rapidamente. A ideia é simples: você sabe quem são as pessoas ou o que significam as palavras que dão nome as ruas da cidade? É super interessante descobrir que o ilustre desconhecido que dá nome a principal Avenida do seu bairro pode ter sido um professor de renome, um advogado importante ou um médico que tenha descoberto a cura para alguma doença hoje desaparecida.

Ou, ainda, descobrir que aquela rua já teve outros nomes, serviu de caminho para algum fato importante, foi onde morou seu personagem histórico favorito durante a infancia.

Pois descobri na Livraria Cultura um livro nome que segue a mesma linha: 1001 Ruas da Cidade de São Paulo. É claro que ele entrou para a lista dos desejos – ainda mais se considerarmos que algumas dessas ruas tinham outros nomes quando o livro que tenho foi editado – e é minha sugestão de leitura para este feriadão que começa amanhã.

Ah, aproveite para lê-lo em algum lugar bem legal da cidade, como um de seus parques, um velho café, uma antiga livraria.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta