Sites sobre a bicicleta

Eu sou uma novata nessa coisa da bicicleta e, confesso, por vezes me sinto deslocada. É como se eu ainda não me sentisse no direito de levantar a bandeira do ciclismo como opção de transporte ao lado de gente com anos e anos de janela como a Renata Falzoni ou as Pedalinas, mas eu também não estou mais no grupo do lado de lá, que não usa a bicicleta, conseguem imaginar?

Assim como quando descobri que seria mãe, ao escolher que eu colocaria a bicicleta de forma definitiva em minha vida, eu fui atrás de informações, blogs, livros, tudo que pudesse me ajudar a fazer a coisa da forma mais correta e simples possível – sim, minha psicanalista diz que eu me preparo demais para as coisas.

Algumas informações são fáceis de serem obtidas, enquanto outras você só aprende fazendo e para outras, ainda, você encontrará tantas pessoas opinando de forma tão diferente que só usando seu próprio senso de direção você conseguirá ir em frente.

Ahhh, as maravilhas da internet. Você vai encontrar sites diversos, nacionais e internacionais, dando dicas sobre como usar sua bicicleta, grupos aos quais você pode se juntar, venda dos mais diferente itens, etc.

Alguns que valem bastante a sua visita:

Vá de Bike: muitas dicas para o ciclista urbano, notícias sobre eventos ciclísticos, artigos de opinião sobre a bicicleta e um país preparado para carros;

Yahoo! Social Bike: além de informações sobre o aplicativo do qual já falei aqui, você ainda tem acesso a ótimos artigos sobre como se portar no trânsito, dicas de segurança, primeiros socorros e até mesmo sobre como pode tirar as rodinhas da bike de seu filho de forma divertida e fácil.

Ciclocidade: site da associação dos ciclistas urbanos de São Paulo, ele traz informações sobre legislação, ações em andamento junto aos governos em defesa dos direitos dos ciclistas, fórum de discussão e notícias.

Minha Vida Eco-chic: foi por causa desse blog que eu descobri a Freecycle e acabei com uma bicicleta dobrável com cestinha de vime. A Fernanda, uma graça, usa a bike de salto alto e muito estilo, tendo feito a troca definitiva do carro pela bicicleta no ano passado. É claro que daí veio boa parte da minha inspiração (a outra parte é culpa da Verônica Mambrini, jornalista que também usa a bicicleta para ir e vir).

Pedalante: blog pessoal de alguém que ama a bicicleta e a tornou sua parceira de vida.

Pedalinas: coletivo feminino de ciclistas. Todo primeiro sábado do mês tem passeio – agora em janeiro, em função da virada, o passeio foi transferido agora para o dia 08, dá uma olhada lá no site. Nunca sai com as meninas, mas as sigo no blog e no twitter, além de participar da lista de discussão, da onde tirei algumas informações importantes sobre o uso da bicicleta. As meninas estão sempre dispostas a ajudar as iniciantes.

Pedal Elétrico: Ricardo Ferraz é meu vizinho de subidas e resolveu fazer um blog voltado para o uso da bicicleta elétrica, excelente escolha para quem tem de encarar essas avenidas. Eu achei a ideia sensacional porque não existe muita informação sobre o assunto na rede e desde de o passeio da Felisa, em que pude usar uma dessas bicicletas eu não consigo entender porque alguns não consideram a alternativa válida. Quem opta pela bicicleta elétrica muitas vezes sofre preconceito de quem usa carro e, também, de quem usa a bicicleta, uma pena.

Ainda existem vários outros sites, mas acho que estes cobrem bem as necessidades de quem está começando. Além disso, quem me segue no Google Reader sabe que eu sempre estou compartilhando artigos sobre o assunto.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

6 Comentários


  1. Tem tmbm aquele muito bom para quem pega uma trilha MTB 😉 hehehe Zoeira, gostei do seu lineup ! Mas vc tá certa meu é para quem já pedala bastante e sem frescura! hehehe

    Responder

  2. Oi, Simone. Obrigado pela referência ao Vá de Bike. Eu achava que seu nick “smiletic” tivesse algo a ver com smile (sorriso). Mas talvez também tenha e eu não saiba. 🙂

    Responder

    1. Risos, então Willian, adotei por causa do sobrenome, mas todo mundo acha que é por causa do smile, dizem até que combina porque tenho essa coisa de estar sempre sorrindo, sempre feliz.

      Uso muito o Vá de Bike como referência pessoal e tenho ficado cada vez mais feliz com minha bike, uma alegria difícil de explicar para quem não usa.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *