Cada subida é uma subida e o Yahoo! Social Bike

O plano original: aproveitar as duas semanas na praia e usar muito a bicicleta para melhorar o condicionamento físico para o projeto SóBike2011. Aí, como a maioria deve ter percebido, choveu.

Em consequência disso, foram apenas quatro passeios de bicicleta: no primeiro aproveitei que o condomínio aonde meus pais moram é cheio de subidas e descidas e resolvi treinar um pouco, afinal, em Sampa é isso que eu enfrento o tempo todo.

Nos dois outros aproveitei e segui até a praia, busquei pão na padaria, e fui observada no mínimo de forma curiosa pelo pessoal local. No litoral a bicicleta é muito usada como meio de transporte, mas, querendo ou não, a bicicleta dobrável vermelha chama bastante a atenção, ainda mais quando a ciclista usa capacete e luva. Capacete é algo que não vi ninguém além de mim usando por lá.

O estranhamento valeu um comentário de um dos rapazes da segurança do condomínio: “muito louca essa bicicleta, né?”.

Com tanta chuva resolvemos voltar para a capital antes do previsto – pelo menos na sua casa você sempre arruma o que fazer – e a chuva resolveu dar uma trégua ao longo do dia, encerrando cada um deles com aqueles temporais de verão que já conheço tão bem.

E já que voltei, o negócio é treinar por aqui mesmo, até porque, cada subida é uma subida e eu não conheço outro lugar com subidas iguais as daqui.

Ontem peguei a bike para ir a bicicletaria: ao transportá-la no porta-malas junto das malas da família acabei quebrando a pequena campanhia original e se tem algo que eu já aprendi é que sem campanhia não dá para encarar às ruas.

Segui de casa para a Freecycle, um trajeto de mais ou menos 04 quilometros e coloquei o Yahoo! Social Bike em ação. Para quem não conhece, este é um aplicativo para iPhone e iPod que permite a você monitorar suas rotas de bicicleta, marcando a quilometragem percorrida e o caminho realizado utilizando o GPS do aparelho. Ele ainda permite que você tire fotos, compartilhando-as no Flickr, e divulgue suas rotas com outros usuários do sistema.

O aplicativo foi lançado no Dia Mundial Sem Carro do ano passado e eu o tenho usado desde então. Adoro a ideia de trocar experiências com outros ciclistas, mesmo a parte do GPS deixando a desejar no caso do iPhone 3GS pelo menos – vou testar com meu novo iPod Touch, já que esta é umas das melhorias divulgadas pelo fabricante.

Só para entenderem, basta comparar a rota demarcada pelo aplicativo, acima, e a que eu realmente fiz, abaixo.

Isso acontece porque o GPS do telefone funciona de forma aproximada e, desta forma, parece que eu atravessei no meio de alguns quarteirões do bairro. Com isso, a rota verdadeira, de 4,1 quilometros, acabou perdendo um pouco da sua quilometragem original.

Ainda assim sou uma fã declarada do aplicativo.

Ah, mais um detalhe importante: parte de minha rota na rua Cayowáa, bem, foi feita comigo empurrando a bicicleta pela calçada. Não consegui encarar a subida toda.

Mas confio que é só questão de tempo, de treino, de tentativas, e eu ainda consigo subir ela inteirinha, podem apostar nisso.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta