Verão chegando: olho no câncer de pele

Seja pelo excesso por parte das meninas, que em busca “daquele bronze” ainda teimam em torrar sob o sol; seja pela total ausência por parte deles, que ainda acham frescura essa coisa de filtro solar, a verdade é uma só: o câncer de pele é o câncer da vaidade. E esse pecado capital cobra caro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, somente em 2010, serão diagnosticados mais de 120 mil casos de tumores de pele.

E pensar que a prevenção é tão fácil…

É por isso que este ano a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) resolveu inovar. Dessa vez, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele não só vai mobilizar muito mais pessoas – um batalhão de 4 mil dermatologistas em todo o Brasil, como também vai encaminhar para hospitais da rede pública os portadores de lesões suspeitas, que receberão o atendimento apropriado.

Estão previstos 56 mil atendimentos durante a mega operação, que será realizada no próximo sábado (27.11). Mesmo antes do lançamento oficial, amanhã (23.11) no Salão Negro do Congresso Nacional, a campanha da SBD já entrou para o livro dos recordes como o maior evento de prevenção ao câncer de pele do mundo.

Nunca é demais lembrar que o sol é o principal fator para o surgimento do câncer de pele. Mas para alertar a população sobre a importância do uso do filtro solar e de outros fatores de proteção de um jeitinho mais “enfático”, dois cartões postais foram escalados. Na noite de 23 de novembro, o Congresso Nacional e o Cristo Redentor foram iluminados de laranja. Às vésperas do verão, vale a pena se prevenir.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta