Pedalada com a Felisa da Porto Seguro

E eu acabo de dizer para vocês que mal me aguentei em 1 quilometro na Vila Pompeia e acabei em um passeio ciclístico de quase 30 quilometros. Uma dessas coisas que você só faz por uma comadre muito querida… E para entender melhor como funciona uma bicicleta elétrica.

Na verdade, é por causa da tal bicicleta, uma Felisa, é que eu consegui vencer o desafio de andar pela cidade de São Paulo em meio ao trânsito de domingo e ainda manter um sorriso no rosto (cliques da Samantha).

O convite para participar do passeio ciclístico comemorativo de 1 ano de comercialização da bicicleta Felisa pela Porto Seguro veio da Samantha e de Antonio Mafra. E eu nem pensei duas vezes antes de aceitar, já fui mordida pelo mosquito da bicicleta e não existe volta, mesmo ao saber que seria preciso madrugar em pleno domingo.

Madrugar acabou sendo bom: Sampa foi premiada com um lindo e ensolarado domingo e sair cedo foi fundamental para aguentar o percurso, que passou por lugares tão queridos para mim como a Sala São Paulo, o Viaduto do Chá, o Mosteiro de São bento (aonde casei), Libero Badaró, Avenida Nove de Julho, Avenida Sumaré, Elevado Costa e Silva e a região da consolação, próximo ao Mackenzie, universidade que cursei.

Todos esses são lugares que frequentei ou frequento constantemente, que fazem parte de meu dia a dia, mas que eu sempre via com outros olhos.


Visualizar Pedalada Felisa Porto Seguro em um mapa maior

E como encarar as subidas, como por exemplo a da 9 de Julho? Aí que entra a Felisa: a bicicleta dispõe de um pequeno motor elétrico com autonomia de 15 quilometros de aceleração contínua ou 40 quilomestros de aceleração em conjunto com a pedalada.

É difícil explicar para quem não conhece o tanto de ajuda que ele faz: você usa muito pouco, mas o impulso que ele te dá no início de cada subida é fundamental para que você ganhe fôlego e recupere o ritmo que tinha na reta, economizando energia.

No começo eu estranhei um pouco: a bicicleta é bem mais pesada que a minha (na comparação estamos falando de 10 quilos versus 34 quilos) e mais alta (já contei para vocês do meu problema com bicicletas de aro 26), depois de dois meses acostumando com a Dahon, tive que reaprender.

As principais diferenças: o peso da bicicleta fica concentrado atrás, então você precisa se adaptar para manter o equilíbrio; a altura não me permitia parar facilmente, se prestarem atenção nos cliques, sempre que eu parava, precisava ficar na ponta de um dos pés e com a bicicleta inclinada.

A questão do peso é facilmente superada, a da altura eu superei após o primeiro tombo, bem na frente da Sala São Paulo, que me rendeu duas marcas roxas horrendas e enormes na perna.

Superadas as dificuldades, sem sombra de dúvida eu adotaria a solução do motor elétrico em uma bicicleta de uso diário, provavelmente em uma adaptação semelhante a bicileta da Aline, da Porto Seguro, que colocou o motor em uma Dahon ainda menor que a minha. Eu, com uma dessas, não precisaria ter medo algum de encarar as subidas da Vila Pompéia.

Eu não consigo colocar em palavras para vocês a emoção de participar de um passeio como esse: o pessoal ia a frente, atrás e ao lado dos mais inexperientes, quando necessário fechavam faróis e pediam para que nós apertássemos o passo. Em apenas dois momentos tivemos algum tipo de stress por conta de motoristas que ficaram impacientes em função dos cruzamentos fechados pela equipe de apoio. Em todos os outros momentos recebemos sorrisos e cumprimentos.

É claro que tudo foi um grande sucesso porque contávamos com a experiência de muitos e muitos quilometros do pessoal da Sampa Bikers – o Paulo de Tarso, presidente do grupo, foi um amor conosco, tirou muitas dúvidas, sendo atencioso nos pontos mais difíceis e liderando o grupo com muita eficiência. Agradeço demais a ele e aos demais membros do grupo, todos muito simpáticos, por ter recebido esse pessoal meio sem experiência – tipo eu.

Logo depois o pessoal do Sampa Bikers contou o que achou do passeio e da bicicleta elétrica aqui. Ainda tem umas fotos bem legais por lá.

O Paulo do Sampa Bikers e a Aline da Porto Seguro já tinham falado um pouco sobre a Felisa na última Bike Expo, encerrada na semana passada.

A Felisa também foi estrela de um quadro no Auto Esporte, aonde a gente conhece o seu Felicio, criador da bicicleta e, sem dúvida, um homem a frente de seu tempo.

Agora o que eu quero saber é: quando a gente vai passear de novo?

A Samatha também foi rápida no gatilho e escreveu rapidinho sobre a experiência.

O último agradecimento fica ao pessoal de apoio da Porto Seguro, que literalmente me ajudou a segurar a bicicleta. Agradeço nominalmente ao Wagner, que me deu uma aula sobre a Felisa, mas o agradecimento se estende a todos da equipe que estiveram conosco – ao optar ficar mais atrás no grupo tive a oportunidade de conversar bastante com eles.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

7 Comentários


  1. Caras amigas Samanta e Simone,

    Que bom que aproveitaram o passeio.
    Quem enviou a ideia da FELISA fui eu porque queria vêr meu pai feliz e util. Infelizmente tive outro compromisso e não pude estar no passei mas hoje uso a FELISA pra tudo e pedalo em media 400 kilômetros por mês.

    Meu pai está muito feliz com tudo isso e eu MAIS AINDA de vêr esse projeto ir adiante com a Porto e toda a equipe que fez tudo !!!

    Quem sabe pedalamos juntas um dia ?

    Fica aqui meu convite .

    Um abraço, Patricia Sadalla Collese
    Collese Corretora de SEguros Ltda.
    Tel : 3876.3137
    visitem o meu site que tem tudo sobre a FELISA e como tudo isso começou.
    http://www.collesecorretora.com.br

    Responder

  2. Sou a PATRICIA SADALLA COLLESE , corretora que enviou a ideia da felisa pra Porto e fico muito feliz que todos se divertiram no passeio de domingo.

    Infelizmente não pude ir e nem meu pai – FElicio SADALLA , mas nos proximos irei.
    Hoje pedalo 400 kilômetros por mês e vou pro trabalho de saia, salto alto e um colarzinho de perola , um capacete , luvas e oculos de proteção. TO MUITO FELIZ com tudo isso e principalmente por ter conseguido divulgar um das grandes ideias de meu pai. A PORTO SEGURO É UMA EXELENTE EMPRESA e a equipe então fizeram esse projeto com brilhantismo !!! pra mim é um privilegio ser corretora e trabalhar em parceria com a POrto.

    Quem quiser saber mais detalhes sobre como tudo isso começou acesse meu site que tem muita coisa boa lá : http://www.collesecorretora.com.br

    Inspirem-se…. meu pai no video da globo.
    Assista o vídeo de 2min. que passou dia 07/11/2010 na Globo Auto Esporte!
    “Conheça a bicicleta elétrica brasileira FELISA”
    e seu idealizador Felício Sadalla,82 ( meu pai ) pedalando tranquilamente com ela por São Paulo….
    Para minha felicidade ontem a FELISA completou 1 ano de lançamento.
    Assista ao video acessando o Link abaixo :

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1370488-7823-CONHECA+A+BICICLETA+ELETRICA+BRASILEIRA,00.html

    Um abraço,

    Patricia Sadalla Collese

    Collese Corretora de Segs. Ltda
    Tel: 3876.3137 ou Fax: 3876.3140
    e-mail : patricia@collesecorretora.com.br
    visite nosso site : http://www.collesecorretora.com.br

    Responder

    1. Oi Patricia1

      Que honra ver você por aqui! Diga para seu pai que eu virei fã número um dele! Ainda mais morrando na terra das cabras da Vila Pompéia.

      Quando eu vi o vídeo dele eu fiquei realmente encantada. Cheguei a falar com o pessoal da Porto de meu interesse em adaptar o motor da Felisa para minha bicicleta, somente porque tive problemas com a altura da bicicleta, mas eles me disseram que por enquanto é só a bicicleta, fala pro seu pai que eu preciso de uma bicicleta pequenininha para mim. 😛

      Quero também estar no próximo passeio viu? E conte comigo para fazer propaganda da felisa.

      Responder

  3. Olá Simone,

    Que bom que gostou do video ( meu pai é um fofo mesmo ) e que bom que gostou da FELISA. Como tudo isso é muito novo e o projeto da FELISa é da Porto Seguro, neste primeiro momento a POrto está comercializando um modelo de felisa na cor vermelha e azul, mas como todo esse projeto tem avançado de forma positiva pra POrto SEguro , imagino que logo logo a Porto poderá lançar novos modelos, tudo será questão de tempo .

    Quando quiser me contatar é só acessar meu site : http://www.collesecorretora.com.br que será um prazer atendê-la.
    Enquanto isso o negócio é ir pedalando………..pedalando ………….
    Um abraço, Patricia Sadalla Collese

    Responder

Deixe uma resposta