Ti Ti Ti 2010: lembranças e novidades

E já se vão mais de dez anos desde a última vez em que assisti uma novela do começo ao fim. Desde então assisto uns episódios bastante espaçados, sempre porque estou na casa da minha mãe ou porque ela está na minha casa, mas quando eu era menor a coisa era diferente: fazia companhia para minha mãe assistindo as três novelas diárias e ainda via de vez em quando alguma que passasse no Vale a Pena Ver de Novo.

Com o tempo fui abandonando as longas tramas, um pouco por conta dos costume de acompanhar aos seriados, um pouco porque o formato havia me cansado.

Apesar de tudo, ontem me peguei até a meia noite assistindo aos dois últimos episódios de Ti Ti Ti, nova novela das sete da TV Globo, na internet. Isso mesmo: logo eu, que não aguento ficar acordada depois das onze e que assisto seriados enquanto janto para dar conta do recado, fiquei acordada até de “madrugada” vendo novela, vejam vocês.

E o motivo? Boa lembranças: a primeira versão de Ti Ti Ti foi ao ar no ano de 1985, eu tinha então 09 anos e meus pais lembram de eu encher caderninhos e mais caderninhos de folhas sem pauta com mil desenhos de roupas. Também é dessa fase o pedido para minha avó paterna por uma máquina da Singer de costura portátil – foi muita roupa para minha Barbie feita com os retalhos de minha tia costureira.

Ontem fiz um desenho rapidinho em uma folha de papel para ver se ainda levo jeito para a coisa, vejam só:

Confesso que pouco lembro da trama, apesar de lembrar muito bem das músicas daquela época, mas lembro dessa minha fascinação pela descoberta do mundo de tesouras e agulhas.

E se falei das músicas vale destacar o cuidado da produção em trazer algumas delas de volta, como o próprio tema Ti Ti Ti, na versão original com o grupo Metrô e na versão atual com a Rita Lee, A Vida é Dura com Demônios da Garoa e Manequim, de Ney Matogrosso.

Falando da trama: mais que simplesmente “regravar” a novela de 1985, existiu a opção por homenagear Cassiano Gabus Mendes, autor desta, mesclando tramas de Ti Ti Ti a tramas de Plumas e Paetês, outra novela do autor que tinha como pano de fundo o mundo da moda. Quem for noveleiro de carterinha também deverá reconhecer outros personagens clássicos das novelas de Cassiano interpretados por atores célebres, mesmo que em pequenas participações.

Quem assina a nova versão é Maria Adelaide Amaral e a direção ficou a cargo do núcleo de Jorge Fernando, garantia de muita intriga e humor.

Com a palavra Maria Adelaide: “Quero fazer uma grande homenagem ao Cassiano, que me trouxe para a televisão, quando me convidou para escrever com ele ‘Meu Bem Meu Mal’(1980), e também a todos os grandes autores do horário das sete, que sempre nos brindaram com suas histórias cheias de graça, leveza e talento.”

No campo dos atores os destaques até o momento vão para Alexandre Borges e Murilo Benicio, sensacionais nos papéis de  Jacques Leclair e Victor Valentim, a dupla principal de toda a trama. Tem gente achando Borges exagerado, eu acho que ele encontrou bem o tom, já que o personagem esconde quem é nessa coisa espalhafatosa dele.

Também tenho gostado muito de Cláudia Raia, sempre com seu ótimo timing para comédia.

Algumas tramas ainda não me conquistaram, principalmente no núcleo da vila aonde mora Ariclenes, e a personagem Marcela, de Isis Valverde, já me irrita, mas realmente quero tentar acompanhar a novela até o final. A maior dificuldade, é bem verdade, fica por conta de tanta trama paralela – quando falamos de seriados os núcleos são menores, você tem a oportunidade de conhecer melhor cada um e a história ganha mais ritmo – ah, a Lindote também escreveu sobre a novela.

Para quem quiser saber mais sobre a nova versão a rede preparou um site exclusivo com vídeos, recapitulações, fotos e notícias. Tem até o blog do Jacques LeClair, um luxo!

Ah, e se você ficou com a pulga atrás da orelha tentando ver o que mudou da abertura original para a nova abertura, cacei no YouTube as duas versões:

Ah, e se sua paixão for moda e os figurinos que estão aparecendo na novela, vale assistir ao GNT Fashion especial em que Lilian Pacce visita o Projac, confere o guarda-roupa dos personagens e conversa com a figurinista Marília Carneiro. O programa, que foi ao ar na última quarta-feira, tem reprise hoje às 14h30, amanhã às 9h00 e às 22h00, na madrugada de sábado para domingo, às 4h e no domingo às 16h.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

17 Comentários


  1. você lá com seus 9 aninhos e eu com meus 20 e poucos anos 🙂
    cofesso que adorei essa novela, a família Gabus Mendes me hipnotizava com suas atuações, o tema de abertura para mim continua sendo a melhor a original nada contra a maravilhosa Diva Rita Lee mas o Metro dá mais ritmo fica mais eletrico

    saudades dos bons tempos que conseguia assistir uma novela, coisa que hoje em dia não me apetece de jeito algum

    mas fico contente em ver pessoas entusiasmadas como você ….. fico muito feliz mesmo
    beijos

    Responder

    1. Pssssssssssss, não conte qu eninguém percebe, risos.

      Eu vou tentar. Confesso que, nos episódios que assisti ontem, adiantei vários pedaços.

      Poxa, então,pega a Rita e deixam a música mais lenta? a versão original é muito mais adequada pro ritmo da história!

      Responder

  2. Também era noveleira na minha infância e adolescência, mas a última novela que assisti na Globo foi “Celebridade” (2004) e Essas mulheres” (2005) na Record, esta por ser adaptação de um clássico da literatura. Também me acostumei com o formato das séries e não tenho mais paciência para novela. Dei uma olhadinha nesta nova “Ti ti ti”, parece boa, mas acho que não vou conseguir acompanhar.
    Você se acostumou tanto com as séries que chamou capítulos de episódios he he.

    Responder

    1. Eu vou tentar, mas eu confesso que ontem, assistindo no You Tube, eu adiantei vários pedaços 😛

      Eu nem lembro qual fou a última novela que assisti…Essa Celebridades mesmo eu nem assisti.

      Responder

  3. Sábado estava assistindo mais uns trechos da novela e uma coisa me chamou a atenção, tudo bem que o Jacques e o Vitor são caricatos, mas atualmente, estilistas badalados, que antes eram costureiros, não se vestem como Jacques Leclair, que usa um figurino “Clodovil” que nada tem a ver com os dias de hoje. Se a história foi atualizada, acho que podiam ter dado um visual mais moderno para ele.

    Responder

    1. Ivonete, eu nem esquentei muito porque mesmo não usando roupas espalhafatosas, os estilistas de hoje em dia ainda usam roupas bastante peculiares – veja Hercovitch de salto alto, Ronaldo Fraga de cabelo moicano e Gloria Coelho e seus figurinos black total…

      Responder

  4. olha só, Ti Ti Ti aqui. entao amiguinha do meu coracao (mesmo vc amando BS nessa temp e eu odiando haaaha). tbem to vendo a novela pelo youtube todo dia a noite no mesmo horario q vc. bem q vc podia entar no msn ou no google talk dae a gente comentava a novela. hehee

    entao to adorando. na real vou ser bem sincero. a trama de jaques, ari etc nao me pegaram. eu adianto diversas cenas da novela. especialmente essas q sao mesmo d aoriginal tititi e as da vila do ari. sabe pq to vendo? pq fikei encantando com a delicadeza e naturalidade que a autora deu ao casal gay. pra mim a primeira semana da novela foi dos 2. amei a quimica entre eles e marcela, parecia uma amizade real mesmo e me emocionei muoto com a trama dos 3. se eu continuo vendo a novela é justamente para ver como julinho vai ficar e a marcela. foram o q mais me interessou e vi muitos coments no orkut adorando o casal gay e concordando que eles roubaram todas as cenas da primeira semana.

    a cena de hj, do presente q osmar deu a julinho foi de emocionar qq um. linda cena. bela musica tbem, true colors na voz da “bozena”. ta perfeito. acho q julinho vai se destacar muito. e eu adorei marcela e reanto (guilherme winter que fez Paraiso, outra novela q amei). aodrei o casal e espero q fikem juntos.

    no resto, cladia raia esta excelente, o timing derla pra comedia é pefeito. malu mader ta apagada, acho a atuacao dela fraca ainda e olha q adoro malu. ja os demais tirandojaques e ari, nao me prendem. nenhuma trama fora a de marcela me atraiu ainda. a nova valquiria (na versao 1 era malu agora é uma atirz q nem conheço) me da nos nervos.

    a musica de abertura ficou pessima com rita lee, nossa muito parada. metro deu de 10 a 0. mas sabe o melhor essa nostalgia gostosa de voltar aos anos 80. o delicia.

    Responder

  5. eu tbem tinha 9 anos na epoca. la em 85 e chegava da aula doido pra ver a gata comeu as 18h. bons tempos e q gostoso ver uma releitura ateo momento muito bem feita.

    vc lembra do bordao dakele ano?

    a gata comeu o tititi do roque santeiro. as 3 novelas de 1985.

    Responder

  6. Eu tinha 10 anos qdo assisti a versão original. Amava…! A novela pode até ter me influenciado a tomar decisões profissionais futuras. Mas para a minha própria surpresa (também), a versão atual está bem divertida. Qdo dá, assisto. É que assim é mais gostoso: assistir esporadicamente. Todos os dias não dá…
    E essa matéria no GNT, assisti várias vezes e sempre acho ótima! Simone, vamos mudar de profissão? para figurinistas, talvez? bjkas! E posta um look com a sua última aquisição mara! 🙂

    Responder

    1. Stella,

      Também tenho assistido esporadicamente e tem sido divertido.

      Eu até segui no caminho no colegial, fiz tecnologia têxtil, mas depois a vida desviou para mim.

      Tenho pensado muito em fazer um curso de forte e costura agora, tô amadurecendo a ideia.

      A nova aquisição? Tá lá no smiletic.com, vai lá ver!!

      Beijos

      Responder

  7. Quem assistiu em 85 como eu ve ke nessa versão foi mudada muita coisa. a personagem de claudia raia faz hoje era a sandra brea kem fazia e ñ mi lenbro dela sendo tão exagerada como a jakeline de claudia, a gabriela mi parece ke era a filha de marta e si envolvia com pedro filho de jacke leclair e fingia uma gravides alias era uma boa historia esa deu muita auduiencia, lenbro ke a novela das 6 era a gata comeu, das 7 tititi e das 8 roke santeiro, e os jovens da epoca juntava tudo e dizia a gata comeu o tititi do roke santeiro, kkkkkkkkkkkkk!!

    Responder

  8. NÃO TEM MAS NADA AVÉ OS PERSONAGENS,RENATO E MARCELA VOLTAR A FICAR JUNTOS,POIS ELE FOI UM CANALHAR COM ELA E NÃO TEM O DIREITO DE QUERER TOMAR O FILHO DELA!

    Responder

  9. eu adoro essa novela e muito bom adoro o vitor valintim [ ariclenes martins] na verdade ele e um otimo ator adoro a jakeli ela e uma atriz muito legal e o jaklekle ele paresse ser um viado completo sem falar do pirulito de picole ne kkkkk adoro muti

    Responder

  10. Não tem nada aver se a Marcela fica com o Edgar, a Marcela tem que ficar com o Renato eu acho que todo HOMEM tem que ter uma segunda chance igual a mulher.
    E o Edgar tem que ficar com a Amanda, a Gabriela com o Pedro, o Luti com a camila,o Ariclenes com a Suzana,o Jakle com a Jaqueline e o Jorgito com a Deisere é isso ai que eu acho que tem que acontecer pra novela fica mais bacana do que já é..

    Essa novela do ti ti ti é a novela mais expetacular que tem………adoro ti ti ti..bjuxxxxxxxxxx…

    Responder

  11. A Marcela tem que ficar com o Edgar, a unica coisa que não pode acontecer e ela ficar com o Renato!!

    Responder

  12. tô adorando a novela! Mais acho q o ari tem mais é q ficar com a marta,marcela com renato porque o edgar tá se comportando como um moleque imaturo,ele tem q ficar é com a mala da amanda,ela é metida mais no fundo tem um bom coração! O lute com a camila,o chico com a nicole a wal com o segurança zé carlos o breno com a dorinha,thaísa com lipe armandinho com alguma modelo e stephany na pior,a jckeline tem q casar com aquele surfista maravilhoso comprar discretamente a grif do jack e fazer ele e clotilde comerem o pão que o diabo cospiu pisou e amassou!

    Responder

  13. marcela e edgar tem que ficar juntos….td pode acontecer menos ela ficar com o edgar
    ?Marcela e Edgar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *