Bolo de chocolate fácil e gostoso? Peteleco

Fim de semana em casa é sinônimos de bolo de chocolate, ou melhor, de bolo Peteleco. Para mim ele tem gosto do infância, de quando minha mãe fazia para mim, mas ele é ótimo por vários motivos: ele é absurdamente fácil de fazer, você não usa nem batedeira nem liquidificador, é feito com ingredientes que todo mundo tem em casa, mesmo quem não é fanático por comida, e não é doce demais, então não enjoa e combina com  um monte de coisa, pode ser a cobertura de brigadeiro ou com uma bola de sorvete de creme. Você também pode colocar cobertura de chocolate quente.

Eu sempr e fiz o bolo em forma grande, mas a farra da Carol agora são as forminhas de cupcake, então eu comprei algumas de silicone para que ela possa decorar seus bolinhos a vontade – esta semana comprei umas em forma de coração, que vou estrear hoje mesmo.

Primeiro de tudo: coloque o forno para aquecer. O meu não é muito forte, então eu deixo no 220, o da minha mãe, eita forno bom, eu usava no 180 ou 200. O importante é ele já estar quentinho na hora em que colocar os bolinhos. Ah, eu também já aproveito essa hora para espalhar as forminhas de papel dos bolinhos e untar a forma em que colocarei o que cobrar da receita com manteiga e farinha.

Bom, os ingredientes (as medidas são caseiras, sem desculpas): 3 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó, 2 ovos,  1 xícara de óleo, 1 colher de chá de bicarbonato, 1 colher de chá de fermento e 2 xícaras de água fervente.

Conselho: junto tudo, por último o fermento, menos  a água, misture bem, mas bem mesmo, então jogue a água por cima, você continua mexendo e vê a massa mudar de tonalidade e ficar bem homogenea. Eu uso uma colher que tem um furo no meio, ela é boa porque deixa o ar entrar e a massa fica bem fofa.

Outras dicas: se não tiver o bicabornato não tem problema, ele é apenas para o bolo ficar mais brilhante, com cor mais bonita. Na falta de xícaras use copos, o importante é repestar as medidas, ou seja, usar o mesmo para todos os ingredientes.

Coloque nas formas e forminhas e coloque no forno quente. Os bolinhos ficam prontos em pouco mais de 20 minutos, uma forma grande demorará mais, por volta de 40 minutos. Para ter certeza de que está bom vale o teste do palito: fure o bolo com um palito, ele deve sair limpinho da massa, sem nada grudado.

Se estiver assim é só retirar do forno e esperar esfriar para comer. Você pode cobri-lo com brigadeiro, cobertura de chocolate daquela que fica mais durinha ou com chocolate derretido. Por aqui a gente acaba sempre comendo um pedacinho antes mesmo da cobertura aparecer.

A cobertura de brigadeiro é super fácil e fica linda nos bolinhos pequenos: 1 lata de leite condensado, 3 colheres de chocolates em pó, 1 colher de manteiga (tem que ser manteiga). Mexa tudo na panela antes de levar ao fogo. Mexa sempre até ele ficar num ponto mais cremoso, daquele que pinga lentamente da colher de pau. É só espalhar nos bolinhos e, de novo, se aguentar.

E aí, ficou com vontade? Já para a cozinha! E me conta o resultado depois.

Tem mais fotos de comidinhas no meu Flickr.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. Simone que cara linda esse bolo.
    Essa semana ainda vou tentar fazer, depois te conto como ficou.
    Abracos e otima semana para voces.
    Gra

    Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *