
Você já ouviu falar de câncer de boca? Não? Pois saiba que somente no ano de 2008 o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que ocorreram mais de 14.160 casos de câncer de boca, sendo que, só no estado de São Paulo, foram mais de 4.510 casos, o maior índice entre todos os estados.
Pensando nisso, o INCA, CROSP e o Ministério da Saúde lançaram, em maio deste ano, a campanha Sorria Para Si Mesma, que incentiva o auto-exame de boca e a prevenção deste câncer que, ao contrário do que muita gente pensa, pode matar.
O câncer de boca é principalmente causado pelo vício de fumar e do consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Para pessoas que associam as duas coisas o risco de desenvolver a doença aumenta em mais de cem vezes.
Já no caso dos lábios, o principal fator de risco é a exposição ao sol, seguido de perto pelo fumo.
Muita gente não percebe o desenvolvimento da doença, já que o primeiro sinal é uma pequena ferida, muitas vezes semelhante à uma afta, mas que não dói.
A pessoa deve estar atenta, porque essa ferida sempre cresce e nunca cicatriza. Se a ferida tem mais de 21 dias, você deve procurar seu odontologista.
A principal forma de detectar precocemente o câncer bucal é através do auto-exame, que leva poucos minutos e se resume a cinco passos:
Caso no auto-exame você identifique alguma ferida é importante que você procure o cirurgião-dentista que avaliará a necessidade de uma biópsia para confirmação do diagnóstico.
E nesses dias 04, 05 e 06 de novembro o CROSP está oferecendo exames gratuitos de boca em vários locais. O exame é super rápido, fiz e não leva mais que 05 minutos, e todos os locais são de fácil acesso, veja só:
Estação Metrô Arthur Alvim – Sala L17 – Terminal Norte
Estação Metrô São Bento – Sala L17 – Boulevard São Bento
Estação Metrô Brigadeiro – Sala L35 – Acesso ao Hospital Santa Catarina e Escola Rodrigues ALves
Estação Capão Redondo – Terminal da EMTU (Ônibus com Consultório)
Itaquera – Hospital Santa Marcelina e na Rua Pires do Rio, 4342
Casa Maria de Nazareth – Rua Siqueira Bulcão
O atendimento é sempre das 8h30 às 17h30, nos dias 04, 05 4 06 de Novembro.
Acesse também o site do CROSP para ter informações sobre unidades de referência para o programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal.
Related posts:
- Passarinho Ollie a venda, renda vai para a luta contra o câncer Essa veio via Blog De Brinquedo:a Icon Factory irá...
- Dia Nacional de Combate ao Câncer Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer....
Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.


Ótimo post, linda!
E te confesso algo, esse tumor é um dos mais agressivos. Meu pai se trata disso, e fumar, foi o principal fator que contribuiu para a doença aparecer.
O melhor mesmo, de fato é a prevenção.
Bjs
[Reply]
Simone Miletic Reply:
November 13th, 2009 at 7:52 am
Oi Nubia,
É um susto e tanto passar por isso heim?
Mas tenho certeza de que tudo ficará bem, tô aqui no pensamento positivo pelo seu pai.
[Reply]
[...] This post was mentioned on Twitter by MdeMulher and smiletic, FEMME Lab da Mulher. FEMME Lab da Mulher said: Essa dica vai para mulheres e homens: http://migre.me/aLrd (via @smiletic) Prevenção sempre! #saudedamulher2009 [...]