Encontro marcado com Fernando Sabino

Encontro Marcado Com Fernando Sabino

“Ele faria da queda um passo de danca,

do medo uma escada, do sono uma ponte,

da procura um encontro”

Eu era criança ainda. Devorava Fernando Sabino com vontade, uma coleção de livros de capas brancas e lombadas coloridas. A frase ficava na capa de O Encontro Marcado e eu nunca a esqueceria. Têm livros que mais que se tornarem preferidos, marcam sua vida de tal forma que jamais seriam esquecidos. Essa frase, em especial, é sempre lembrada quando tenho um tropeço ou sinto medo ou procuro por algo.

Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, onde vivia com seu  cachorro Hindemburgo, a galinha Fernanda. Sua paixão era a menina vizinha, Mariana. Com a mãe aprendeu a ler e criou paixão pelas letras.

Quando pequeno era Nandinho, que gostava de brincar no quintal e fazer travessuras com os amigos, numa infância que hoje não existe mais para a maior parte das crianças. Tinha Godofredo, um papagaio, que virava o vilão de suas brincadeiras. Imaginava ser jogador de futebol e astronauta. Foi na infância ainda que descobriu o Menino do Espelho, que era o contrário dele e um igual.

Lia horrores, batia a cabeça em postes de tanto ler, voltava de onde ia e lia. E, porque lia tanto, começou a escrever, acho que para poder colocar para fora tanta coisa que se passava pela cabeça.

Quando seu pai vendeu um terreno lhe deu parte do dinheiro, ele juntou crônicas escritas desde os treze anos e fez um livro. O livro não parecia coisa de criança. Morrendo de orgulho, Fernando mandou o livro para um de seus ídolos, Mário de Andrade, que opinou em carta:

“Se você já tem 30 ou 35 anos, não lhe posso dar aplausos que valha. Se você está rodeando os 20 ou 25 anos, como imagino, lhe garanto que o seu caso é bem interessante, que você promete muito”.

E ele tinha apenas 17 anos! Aliás, o consagrado escritor paulista aconselhou-o a passar a usar apenas dois dos seus três nomes: Fernando Tavares Sabino. Ele optou pelo primeiro e o último.

De 7 a 25 de outubro a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – realiza a exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, que já percorreu o Brasil.

Na Casa das Rosas a exposição ganha uma cenografia especial, lúdica e interativa onde o fio condutor é O menino no espelho, obra recomendada para crianças de todas as idades e muito divertida.

Na exposição, as crianças poderão ler trechos da obra de Fernando Sabino, brincar com a galinha Fernanda, além de se observar, fantasiadas, no espelho que cria imagens distorcidas. Também serão apresentados filmes sobre a obra do autor e ministradas oficinas, brincadeiras e leituras dos contos de Sabino.

A abertura do evento acontece hoje, às 20h00, com um bate-papo com Bernardo Sabino e exibição do curta Galinha ao molho pardo, de Feliciano Coelho.

No domingo dia 25 de Outubro, 11h00 às 17h00, tem apresentação dos trabalhos sobre o escritor Fernando Sabino desenvolvidos nas escolas, durante o mês de setembro, em parceria com o setor Educativo da Casa das Rosas.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta