The Alzheimer’s Project: Grandpa, Do You Know Who I Am?

Grandpa, do you know who i am

Eu não tenho a intenção de fazer reviews da série de documentários do The Alzheimer’s Project, mas eu tinha que vir aqui falar sobre o segundo, Grandpa Do You Know Who I Am?, porque fiquei bastante tocada com a condução da história.

Enquanto no primeiro episódio pudermos vivenciar o que acontece com as pessoas ao longo dos diversos estágios da doença, neste segundo episódio vemos um outro lado, não menos importante, da doença: como as crianças que vêem seus avós ou pais se sentem em relação a isso.

A idéia deste segundo episódio veio do livro What’s Happening to Grandpa?, de autoria de Maria Shriver. Maria, conhecida do grande público por ser esposa de Arnold Schwarzenegger, viu seu pai, o Sargento Shriver, ser acometido pela doença no ano de 2003. Tendo uma vida bastante atuante não somente nas forças armadas americanas, mas também na vida política do país, tendo feito parte do governo Kennedy, Shriver viu sua vida e da sua família sendo transformadas pela doença.

Em 2004, Maria escreveu seu livro, na esperança de ajudar as crianças – ela já era mãe na época – a entenderem o que é o Alzheimer e dando sugestões de como as crianças ajudar e demonstrar amor a pessoa com a doença.

Em 2007, a despeito da opinião do partido, Schwarzenegger veio a público defender o estudo das células tronco. Neste ponto, Shriver já não reconhecia nem mesmo sua esposa.

Neste episódio do projeto, nove diferentes crianças, entre 06 e 15 anos, falam como lidam com seu avô ou avó com Alzheimer, os medos que surgem ao não serem reconhecidos por seus avós ou pelas drásticas mudanças de humor.

Em meio aos depoimentos, Maria, que algumas vezes não consegue conter suas lágrimas, repete os conselhos existentes em seu livro: “Nós todos somos crianças do Alzheimer. Se for muito triste visitá-los, você não tem que ir, mas quando vê-los, demonstre seu carinho, seu amor, porque eles ainda estão ali e vão se sentir confortados com isso.”

Infelizmente, o livro de Maria Shriver só está disponível no Brasil em sua versão original, em inglês. Você pode adquiri-lo clicando aqui.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta