Fringe: Ability (01×14)

bscap0014

Eu sempre digo que um bom vilão é capaz de salvar qualquer história. Pois Fringe tem boas histórias, independente de seus vilões, e Jones é um excelente vilão – pelo menos até o momento, já que nada nos garante de que essa seja a verdade final.

Ability é um episódio menos acelerado, mas apresenta um clima de continuidade que nos dá bastante conforto, Olivia, Walter e Peter já se tornam velhos amigos, ainda rimos de suas piadas, mas suas ações já são esperadas. Os arroubos de mulher-maravilha de Olivia nem nos surpreendem mais.

Olivia descobre que pode ter feito parte de um experimento com uma nova droga de nome complexo – algo com c – que impediria que as limitações surgidas ao longo de nossas vidas fossem aplicados sobre o cérebro das crianças testadas. Essa foi uma das histórias que mais gostei até agora, talvez por acreditar cegamente que á limitação seja verdadeira. Em termos de imaginação, simplicidade e criatividade nenhuma mente é comparável ao de uma criança.

Pois quem conta essa nova verdade para Olivia é Jones, que, após a fuga da agente, se entrega ao FBI para ter contato com ela e acaba por deixar Harris, novamente, com cara de tacho. Abro um parêntese aqui: não gosto de Harris, considero o personagem caricato, mas ele perder sempre no confronto com Olivia acaba por soar mais falso ainda. Afinal, a agente nunca chegou a algo realmente conclusivo e ele ainda é seu chefe.

Falando das mortes: menos nojento que nos episódios anteriores, mas mais aflitivo. A perspectiva de uma morte por sufocação, sem nada ver e sem alternativa, é bastante desagradável. Ah, e alguém me diga, por favor, aonde é que Olivia aprendeu a fazer uma traqueotomia tão rápida. Exagero total.

A grande novidade de noite: o manifesto ZFT foi escrito por Walter. O que torna intrigante como as coisas aconteceram, Olivia tendo de recorrer a Walter para solucionar um caso, depois Walter ter sido responsável pela construção da máquina que permitiu a Jones a fuga da prisão, Loeb trabalhando junto com Olivia. Vamos dizer que podemos, pelo menos, foi um belo trabalho de logística.

E, tudo isso que citei, são apenas aquelas coisas que os autores querem que saibamos. Fico imaginando as pistas existentes e para as quais não damos a devida atenção. Fringe é daqueles seriados para se assistir mais de uma vez.

E, de novo, o Observador apareceu logo no começo, dessa vez praticamente em close, ou seja, não era possível não vê-lo.

Fringe S01E14 Ability

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta