Contação de História Bilíngue

20020528-poli_3porquinhos_web

A Carol agora estuda inglês todos os dias!

No ano passado, quando a escola da Carol, o Global, nos contou sobre o projeto de implementar o ensino bilíngue a partir de 2009 as dúvidas não foram poucas: será que não é cedo demais, afinal ela nem foi alfabetizada ainda? Será que ela não vai ficar cansada demais com uma agenda tão apertada? Será que se esperarmos vai ser pior, porque ela perderia o ritmo dos amigos? É tanto será, e se, que eu vou te contar.

Pensamos, discutimos, foram várias reuniões na escola e vários telefonemas trocados com outras mães, até decidirmos arriscar. Consideramos melhor tentar do que nos arrependermos depois, afinal, sempre poderíamos voltar atrás de tirá-la da turma bilíngue.

Pela manhã a Carol assiste as aulas normais, de alfabetização, em português. Após o almoço ela e os amigos têm duas horas de inglês, todos os dias, em diversos “ambientes” da escola. Até aula de educação física em inglês ela tem. São pelo menos três ambientes diferentes por dia, a fim de não deixar que as crianças percam o interesse e, o que eu mais gostei, não existe um programa amarrado de ensino, por exemplo, eles estavam aprendendo cores, uma criança começou a falar sobre as cores dos animais, a turma mostrou interesse, então lá foram eles aprender sobre os animais em inglês.

A Carol está empolgadíssima. Se conhece alguém já sai falando se a pessoa sabe como é tal palavra e inglês e sai traduzindo. Canta as musiquinhas aprendidas em inglês e só conta em inglês agora. Nossos medos vão diminuindo e vamos aproveitando esse mundo novo.

Neste sábado vamos aproveitar essa empolgação toda e vamos até a Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista), aonde, a partir das 15h00 teremos contação de histórias bilíngue com o pessoal da escola Tiny People Bilingual School. Serão apresentadas duas histórias: “Three little pigs” (Três porquinhos), em inglês, utilizando um flanelógrafo, e “O ursinho apavorado”, em português.

Depois conto por aqui como foi.

***************************************************************************************************

Se você é pai ou educador, adora ler para seus filhos, sobrinhos, afilhados, venha conhecer a comunidade Little Readers, onde você ou as crianças podem falar sobre os livros que leram, saber sobre eventos literários e trocar experiências.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Que delicia esta menina falando inglês! Adorei! Reforço aquela minha dica do Magic English, ela vai amar! (se quiser tentar passar para dvix dos meus, estão à disposição!)
    Adorei a divulgação do Little Readers. Vamos pensar em dar um gás nesta comunidade amiga?

    Responder

    1. Sam,

      Conversamos com a professora e ela nos disse para esperar, porque eles usam um método que não traduz, ela aprende através de imagens e gestos, sem o uso do português. Além disso, também não trabalham escrita nem o abecedário, para não atrapalhar no processo de alfabetização.

      Precisamos mesmo agitar aquele povo, eu estou há uma semana pensando num tópico para lançar um fórum novo.

      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta