Eleventh Hour: Minamata (01×14)

bscap00026

Um dos melhores episódio de Eleventh Hour! E nada foi como eu imaginava ao ver o comercial mostrando um homem ficando cego em pleno vôo de helicóptero.

Até onde pode o ser-humano chegar para “proteger” algo ou alguém? Acho que realmente não existe limite e a questão não é proteger ou não, mas mostrar que sua maneira de pensar está correta.

Minamata é uma pequena cidade do Japão afetada de maneira absurda pelo envenenamento por mercúrio nos idos de 1966. Na época, um indústria era a principal empregadora da cidade, motivo pelo qual ninguém falava mal dela. E ela usava o mercúrio como catalisador em suas processos produtivos, usando o mar como lixeira, sem se preocupar com as consequências (1.700 mortos e mais de dois milhões de pessoas afetadas em todo o período em que a fábrica atuou).

Desde então, os efeitos deste tipo de envenenamentou passaram a ser chamados de Doença de Minamata. Que afeta o piloto do helicóptero, antigo parceiro do chefe do FBI, e começa a afetar outras pessoas na pequena cidade. Dessa vez sai a grande corporação maldosa e chegamos a Ben Finney, policial florestal que, cansado da constante falta de atenção para questões ecológicas resolve iniciar a contaminação, acreditando que uma tragédia mudaria a atitude do grande público.

Eu, particularmente, gostei muito de toda a abordagem e da investigação, com Hood, Tachel e Felix, de quem falo daqui a pouco, tendo de passar pelas diversas etapas do processo produtivo de leite para encontrar as causas do envenenamento.

Falando de Felix: temos um “novo mosqueteiro”, que, ao que parece, deve servir para duas coisas: criar momento cômicos; e, quem sabe, ser um ponto de identificação para o grande público, já que, assim como nós, seus conhecimentos provêem da Wikipedia.

Mas nem precisamos de alguém criando momentos cômicos, ou alguém segurou o sorriso ao ouvir a explicação de Hood para o fato dele não gostar de peixes (um peixe nadando dentro de uma barriga no raio X de um dos Três Patetas). Nada mais humano do que ter medo do que sabemos impossível de ser verdade.

bscap00035

É por episódios como esse que Eleventh Hour já se tornou um de meus seriados favoritos.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

9 Comentários


  1. Episódio, perfeito em todos os sentidos, adoro a parte de ciência da serie, mas amei a parte “Wikipedia” que feliz comenta em quase todo episodio, mas quem não procura no Google alguma coisa, é a coisa mais lógica de hoje em dia;

    Adorei Hood sentimental, falando para a milher seguir o coração dela e jogar a ciência para o alto;

    O “assassino”, eu matei de cara que era ele, mas foi legal a forma em que a mulher descobre, nome cientifico de gaivota (acho que era isso, ou algum outro passaro, que me foge da memoria agora…..rsrsrsrs).

    Realmente Eleventh Hours veio para ficar, excelente série;

    Responder

  2. Realmente vcs tem razão, esse episódio foi muito bom, e olha que essa série não era das minhas favoritas. O Hood é um charme. Pena que já começaram a repetir, será que acabou a temporada?

    Responder

    1. Oi Ana Clara,

      Não acabou não. Essa história de reprise é a cara da Warner. Ainda restam muitos episódios. Nesta semana vai ao ar o episódio 18 nos EUA.

      Responder

  3. Si, eu li que a serie só tem 18 episodio é verdade?
    Adoro esse lado humano do Hood

    Responder

    1. Tati,

      O pedido inicial foi de 18 episódios mesmo, mas não sei como está de audiência lá fora para um pedido adicional. Como já estamos em abril pode ser que fique só nisso e seja encomendada a segunda temporada (em maio a maior parte dos seriados termina e é quando as emissoras comunicam as renovações e cancelamentos).

      Responder

  4. A audiência é boa em torno de 12 milhões(se eu não me engano) e não vi comentário nenhum sobre episodio extra, tomara mesmo que tenha; Mais do que merecido;

    Responder

    1. O Antunes, do Teleséries, acredita que eles preferiram não pedir episódios adicionais e tentar um novo horário na próxima temporada porque ela teria potencial.
      É a segunda série nova mais assistida, só perde para Mentalist.

      Responder

Deixe uma resposta