Maysa – Quando Fala o Coração (Capítulo 05)

maysaeboscoliviagemba

Turbilhão. Que melhor palavra para definir Maysa do que essa? E esse capítulo da minissérie, focado em sua viagem à Buenos Aires na companhia de Ronaldo Bôscoli mostra isso como poucos episódios na vida da cantora.

Apesar do sucesso que teve na cidade, onde se apresentou pouco antes de lançar seu LP com músicas da bossa nova, Maysa não consegue ficar realmente feliz, paranóica em relação ao que Bôscoli faz. Não acho que Maysa tenha amado o compositor, mas acredito que seu relacionamento com ele, naquele momento de sua vida, era como uma muleta de sustentação, já que ela não podia aceitar o sentimento de perda em decorrência do casamento de André, que acontece justamente quando ela está fora.

Bôscoli usou Maysa? Por certo, mas também vivia um conflito interno, ninguém conseguia ficar indiferente à personalidade da cantora. Seu erro maior foi alimentar a ilusão de Maysa, mentindo sobre o fim de seu relacionamento com Nara Leão.

Pausa: alguém depois me explica por que a Globo não fala de Nara Leão? A minissérie dá o nome de Berta à namorada do compositor. Segundo a Tati, ela seria baseada em Joana Fonn, com quem o compositor também se relacionou, mas eu fico confusa com a escolha. A história deles é conhecida de quem, como eu e a Tati, lemos a história da cantora.

Voltando. Maysa descobre a mentira antes de voltar de Buenos Aires, onde protagonizou vários escândalos por causa da bebedeira, ao ouvir Bôscoli ao telefone contando a namorada que eles ficariam noivos ao retornar e que ele não teria nada com a “Gorda”.

O ganho de peso de Maysa era consequência direta de seus conflitos internos. E seria mais um motivo de frustração para a cantora, que confessou posteriormente ter pensando em se matar por perceber o quão sua aparência havia se modificado.

Na volta para São Paulo, Maysa relembra a entrevista que fez consigo mesma, publicada por uma revista de grande circulação, tal entrevista seria uma das mais reveladoras sobre a cantora, na qual ela admitiu o grande medo de ser não ser amada. Foi também nesta entrevista em que ela falou a famosa frase em que explicava que a bebida era uma muleta ao velhinho que habitava em seu ser.

turbilhao

Maysa era apaixonada em todos os seus atos, magoada com Bôscoli ela arma um circo na volta ao Brasil e, usando da presença da mídia, anuncia o noivado com o compositor, pego  de surpresa(tem acento? – odeio a reforma ortográfica).

Mal sabia Maysa que, ao acabar com relacionamento de Nara e Bôscoli, ela jogaria o compositor nos braços de Elis Regina, inimiga declarada da cantora. As duas protagonizaram diversas discussões públicas e, pelo menos uma vez, chegaram as vias de fato.

Uma Maysa solitária e sofredora, tentando se passar por forte, bebe para esquecer os problemas e resolve sair de casa – Maysa adorava dirigir – para espairecer. O porteiro de seu prédio ainda tenta impedi-la, preocupado com o estado em que a cantora se encontrava, mas não tem sucesso.

Maysa acaba por sofrer um acidente, que destróri seu carro e vai feri-la profundamente.

dsc09044modificado

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

15 Comentários


  1. Simone, me chateia o fato de omitirem o nome da Nara Leão… quem assistiu o “por toda a minha vida” sobre esta última, sabe do namoro dela com o Bôscoli e de que ela acabou o relacionamento devido a delcaração da Maysa. Isto pode fazer o telespectador questionar se existe mais algum fato exibido na minissérie que seja fictício. Mas, talvez, a omissão do nome tenha algo relacionado com direitos autorias, vá saber.
    Ah, li hoje uma crítica à série lá no Teleséries e que esta rendendo uma grande discussão. Confira.
    E continue escrevendo sobre Maysa: nepotismo, atuações medianas, estilo novela (alguns comentários que li no teleséries)? O que me importa é saber um pouco da vida desta cantora genial, polêmica.. uma Amy Winehouse de sua época.

    Responder

  2. Acho e tomara mesmo que tenha sido problema com direito autoral e não escolha da Globo, porque daí seria demais.

    Gente, o que o Bruno Motta escrevendo sobre a Maysa? Hahaha, o cara conseguiu fazer um bafafá no Teleseries! Ainda bem que ele é bissexto lá, daqui a pouco esquecem a crítica. Miacabei de rir com o povo que diz ” não vejo tv aberta, não olho essas coisa, Globo, blargh” sabem a grade da Globo e do SBT de cor e saltiado! Hahaha.

    Responder

  3. Si, deve ser mesmo problemas de direito de imagem. O que sei um pouco é que tanto o Cacá Diegues – viúvo da Nara, quanto o Cesar Camargo Mariano – pai dos caçulas de Elis, não concordam muito com algumas versões das histórias sobre elas. E não costumam assinar tudo que desejam escrever sobre a vida delas. Então, deve ter rolado um veto. Se racionalizarmos um pouco, o Jaime Monjardim tem a visão dos diários e de tudo que cresceu ouvindo sobre sua mãe de pessoas que nem deveriam gostar dela tanto assim (tipo a avó), então, não temos como encarar a minissérie como um retrato fiel dela. Temos uma única versão dos fatos.

    Responder

  4. Eu escrever justamente para avisar a Si, sobre a discução sobre Maysa no teleseries…….a Carina e as “Tatis”….foram mais rápidas……rsrsrsrsr;
    O bafafa está gde por lá……..nem posso comentar nada, pois por ser um pouco tarde essa série nem assisto e essa semana então com BBB vai ser pior……

    Responder

  5. Nossa gente que que foi aquilo?
    Tudo bem, não curti o texto e acho que faltou um pouco de pesquisa ao autor, mas já tão xingando até a mãe dele… E de todo mundo do Teleséries.
    Péssimo….

    Responder

  6. Eu não conhecia a Maysa e fiquei surpresa ao saber que a tal namorada do Bôscoli era a Nara Leão. Mas, falando sério, eu não conheço nada da história musical do Brasil (e nem de outros lugares diga-se de passagem).
    Juro que fiquei de coração partido com a atitude do Bôscoli. A Maysa pegou pesado, mas o cara espezinhou a coitada.
    Eu gostaria muito de continuar assistindo esta semana, mas aqui na casa dos meus pais tenho que brigar pela tv (que não pega bem) e meu pai gosta de ver outra coisa 🙁

    Responder

  7. Maysa tem seus acertos e erros . E é acima da média mesmo, em especial pela linda fotografia do Affonso Beato.

    Realmente a discussão no TeleSeries tá hilária.
    Eu não perdi o meu tempo depois que uma pessoa postou opinião igual a minha “o cara é uma mistura de Sonia Abrão com Diogo Mainardi”. Texto sem embasamento nenhum. Raso.
    Ainda considero o site muito bom em especial pelas resenhas de ER e de Californication (as poucas séries que acompanho atualmente). Escritas pelo Thiago Sampaio e o Osorio Coelho, respectivamente (eles são muito bons!!).

    Off topic: Simone, Lipstick Jungle acabou mesmo?? 🙁

    Responder

  8. Babi,

    Então, oficialmente não, mas a NBC não fala nada e foi exibido o último episódio produzido… Acho difícil eles renovarem, apesar do fator “não temos nenhuma série feminina” poder pesar um pouco.

    Responder

  9. Admiro muito Maysa Figueiro Monjardim pois é uma mulher encantadora que queria ser apenas feliz e amada ela sempre estará na memória das pessoas pois ela é inesquecivel então queria falar que Larissa Maciel fez um ótimo trabalho e que foi uma minissérie encantadora nunca chorei vendo uma minissérie mas com essa eu chorei muito pois foi muito emocionante.Mas queria falar para familia de Maysa que ela sempre estará no coração de cada pessoa que assistiu a minissérie e que viveu com ela admiru muito Maysa.
    Grata Julianne Halier

    Responder

  10. eu amei a minissérie e queria que pasasse de novo,pois não consegui assistir o último capítulo
    please

    Responder

  11. achava a Maysa(apesar de não ter conhecido)uma mulher forte e que nos ensinou uma lição de vida
    e o seu lema”o meu maior medo é de amar e não ser amada” ficou em nossas mentes e nos nossos corações…
    se ela existisse ainda eu teria certeza de que seria a melhor cantora do universo
    eu falo da Maysa com orgulho e sinceridade…
    uma grande mulher,uma grande cantora,mãe,filha,romântista e que sentia muito amor…

    Responder

  12. mulheres nâo são só aquelas que pode ter filhos mas sim aquelas que tem coragem,e,iqual a Maysa,jámais…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *