Brincando com arte… Fazendo arte

O concurso Você Brinca Com Seu filho? está chegando ao final. Você já participou? Ainda dá tempo de concorrer a ingressos do Circo Vox e você ainda pode participar comentando nos outros blogs que participam da promoção e concorrer a outros prêmios (lista dos blogs participantes aqui).

Eu fiquei pensando aqui sobre o que falar no meu último post da promoção. Já falei de teatro, já falei de música, falei de cinema, falei de você não deixar a arte só no teatro ou no cinema e usá-la para incentivar a imaginação de seus filhos.

A maior parte dos comentários, porém, veio no sentido da arte para se fazer arte, ou seja, muita massinha, muita tinta, muito lápis de cor para passar tempo com a criançada.

A Carol tem um especial carinho pela arte neste sentido. Talvez por influência minha, que passei a gravidez e os primeiros meses da Carol fazendo mosaico praticamente o tempo todo, depois, quando comecei a achar que as peças de mosaico ou as ferramentas poderiam machucá-la, quando ela começou a interagir mais, deixei o mosaico de lado e ataquei a pintura, as bijouterias de porcelana fria (FIMO) e a costura.

A Carol gostou, particularmente, da parte da pintura. Qualquer tentativa minha de pintar acabava comigo bem longe do cavalete, sentada com ela no chão, e muita tinta por todo lado.

carolina_236-2

Outro brinquedo adorado é um livro de massinha que ela ganhou em seu terceiro aniversário. Além de massinhas das mais variadas cores, ele vem com diversas ferramentas de desenho e corte das massas, olhinhos para colagem e instruções de como fazer bichinhos da fazendo com as massinhas.

No ano passado não resisti e dei a ela um cavalete e um jogo de aquarela para que ela pudesse exercitar esse seu lado artístico igual a mamãe (sabemos o quanto eles adoram fazer isso). Como também está um pouco mais velha voltei a me aventurar no mosaico e ela já fez uma peça para ela, usando pastilhas sem recortes. Também foi ela que pintou e fez decoupage (mais ou menos né gente) em um porta treco que agora usa para suas prisilhas e chiquinhas.

cavalete

Não sei aonde todo esse gosto dela pelas artes vai nos levar, mas acho enriquecedor ela poder experimentar tudo isso sem compromisso. E, quem sabe por frustração própria, estou pronta a incentivá-la no futuro, caso ela resolva seguir algo nessa linha como projeto de vida.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta