90210: We’re Not In Kansas Anymore e The Jet Set (01×01 e 01×02)

Publicado originalmente em 07 de Setembro de 2008

Tudo está tão diferente, nada mudou de verdade. Foi isso que eu fiquei pensando ao assistir aos dois primeiros episódios da nova 90210.

Quando Barrados no Baile estreou, no início dos anos 90, eu era uma adolescente da mesma idade dos personagens do seriado e o acompanhei por 10 anos, enquanto todos nós, meus amigos e os personagens, saíamos da escola para a faculdade e tínhamos nossos primeiros empregos, primeiras decepções e primeiras aventuras.

Ele foi para mim, ainda, o primeiro seriado que falava minha linguagem, que tinha uma realidade um pouco mais próxima da minha. Não sei se foi o primeiro seriado adolescente, mas foi o primeiro para mim, que chegava da escola e encarava a Sessão da Tarde (que foi lembrada pelo Alê neste ótimo texto) e depois os seriados exibidos na Globo, que, até a estréia de Barrados, se limitavam a Magnun, Esquadrão Classe A e outros focados no público adulto.

Na nova versão do seriado de sucesso tudo isso também está lá, bem como a música da abertura, as cores berrantes, as cenas rápidas de Los Angeles, a praia com aquelas casinhas dos salva-vidas, as portas de West Beverly. Bateu uma nostalgia imensa ao assistir ao seriado.

E ele não decepcionou. Os dramas mudaram, as atitudes também (ninguém no meu tempo jamais veria a cena protagonizada por Ethan e sua amante no carro bem em frente a escola e presenciada por Annie), mas o básico está lá: a garota mais popular que é uma menina mimada, o herói do time da escola (que aqui deixa de ser futebol e vira lacrosse), a garota nova na cidade que além de boazinha é linda e inteligente, além de ser um exemplo de aluna, os alunos que não são os mais populares, mas que transbordam personalidade (já virei fã de Navid e Silver), o diretor que quer fazer diferença e a conselheira que serve de exemplo.

A diferença principal para o seriado original é que, aqui, os “adultos” e seus dramas ganham muito mais espaço: Harry, que volta a cidade para ajudar sua mãe que enfrenta problemas de saúde e assume o cargo de diretor da escola, descobre ter um filho que ele desconhecia, sua esposa Debbie, que precisa reencontrar o sucesso na carreira na nova cidade e tem de administrar sua sogra, a ótima Jessica Walter (Arrested Development) interpretando Tabita, sempre com um copo de whikey, ops, de chá gelado, nas mãos.

Ainda tem a namoradinha de escola de Harry, a mãe do menino dado para adoção, mãe de Naomi, a menina mimada. Kelly Taylor, que foi de menina mimada a mulher bem resolvida na primeira versão e que, aqui, retorna a escola depois de ter cansado da vida no mundo da moda e tem um filho de 04 anos, cujo pai ainda não conhecemos. Acredito que o fato dela não falar o nome dele ao telefone ao cobrar atenção para seu filho foi proposital, abrindo caminho para o eventual retorno de Dylan Mackey, grande amor de Kelly no seriado original.

Tem o professor de literatura legal, que tenta fazer com que Naomi tome um rumo, tem treinador de lacrosse legal, que procura ajudar todos os alunos. Tem a menina que toma drogas e ninguém percebe (a não ser o professor legal de literatura)… E tem o retorno aguardado de Brenda Walsh.

Brenda Walsh foi a menina vinda da cidade de interior no primeiro seriado, que deixou o elenco após a atriz que a interpretava ter arrumado encrenca com mais de metade do elenco, e que em Los Angeles descobriu o amor, as intrigas e as maravilhas de muito dinheiro no bolso e pouco compromisso.

Ela retorna como a mulher viajada que vem para a escola como diretora convidada para a peça do ano. Seu diálogo com Kelly no Pit Pit, que mudou de nome, foi meio uma catarse, falando sobre o tempo perdido entre as amigas por besteiras e cita Brandon, seu irmão, que agora viaja o mundo.

Eu, que ia assistir aos primeiros episódios apenas para este texto para poder dar uma ajuda na coluna do Teleséries, vou ser obrigada a acrescentar o seriado a pequena lista dos que vou acompanhar pela internet.

E olha que eu não assisto a nenhuma seriado adolescente desde que Barrados no Baile acabou, mas vou precisar saber se Kelly Taylor e Brenda Walsh ainda podem ser minhas amigas. E ver o professor de literatura bonitão vem de brinde…

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

15 Comentários


  1. Também gostei, de um modo moderado, mas gostei.
    Achei o piloto melhor que o segundo, principalmente no uso dos clichês, acho que o Rob Thomas fez a diferença.

    Responder

  2. Oi Simone!

    Assisti ontem 90210 e achei bem interessante. Confesso que não acompanhei a série original (apenas alguns episódios “perdidos”) mas, ainda assim, consegui ser atingido pelo saudosismo citado no teu texto.

    Pelo visto, aprenderem bem com THE O.C. (aliás, na bolsa que é perdida no bar tem o logotipo O.C.) e resolveram abordar também os personagens adultos.

    Não fui muito com a cara da “cowntry girl”, que é muiiiiito magrinha e esquisitinha. Mas, a história me agradou e deve ser incluida na seleta lista de séries que acompanho.

    Ah, e BONES? Ainda nada de legenda… Acho que no próximo episódio, nós podíamos tentar, a partir da legenda em inglês… Que tal?

    Responder

  3. Davi,

    Eu já assisti Bones sem legenda mesmo e tô quase traduzindo ela para colocar no site… Amanhã vou viajar e vou ver se faço isso no avião.

    Mas vamos tentar sim. Eu topo. A gente vai se acertando.

    Responder

  4. Simone, confesso que vi este epi por influência de uma amiga que amava o original já que eu nunca acompanhei a série profundamente…
    Uma coisa me chamou muito a atenção: a magreza das mulheres. Em especial a Annie e sua mãe (cujo nome não me lembro).
    No mais gostei de ver a Brenda e a Kelly (também gostei do diálogo), vamos ver…
    Apesar da nostalgia, pretendo ver só de vez em quando. Abraço.

    Responder

  5. >> Off topic<<
    Simone, vale a pena baixar Lipstick jungle temporada 2?
    Não tô me roendo pra ver o quê aconteceu depois da 1a temporada, mas só tô baixando 2 séries (tenho que justificar a banda larga por aqui).
    Dê seu veridicto, ok? 😉

    Responder

  6. corrigindo o davi cruz, o logotipo na bolsa da naomi que foi roubada era CC, com um deles invertido, ou seja, o logo da chanel

    Responder

  7. O nome da lanchonete sempre foi Peach Pit. A torta de pêssego era sempre pedida…

    Responder

  8. Simone , assisti a todos os capitulos da série antiga , apesar de ser meio nova ,
    Quando soube que iria ter uma série nova , já era tarde de mais , já tinha começado .
    Gostaria de saber , se você tem alguma idéia se o Dylan e a Brenda vão voltar , ou se o Luke Perry (Dylan) vai parecer na séie nova ..

    obrigada ..

    Responder

  9. Olá Limão,

    Brenda participa de vários episódios desta primeira temporada.

    Luke Perry não citou participação ainda, mas os produtores gostariam muito de vê-lo na série.

    Outra que volta é Donna no final da primeira temporada.

    Responder

  10. nossa eu adoro 90210 eu amo a naomi ela eh a vilanzinha da escola nossa soh n gosto dos casais melosos annie e Ethan nossa jah esta me dando nos nervos mais fora isso eu amo eu adoro ver a amizade de Ade e naomi, brenda e kelly novamente amigas e realmente os meninos sao lindos o navid o Ethan menos o irmao da annie q eu eskeç o nome fora isso eh demais eu n perco por nd beijos

    Responder

  11. cara, barrados do baile era mt chato!
    ôh série chata, namoral!
    parece até novela mexicana.
    eu começo a assistir, e me enjôo rapidinho!
    agora 90210 é mt melhor, mas d todas as sérier, com certeza, OTH é a melhor!!!!!!!!
    tem uma história impecável!!! prende agente do início ao fim!!!!
    bjos

    Responder

Deixe uma resposta