Parque da Água Branca – Você já foi?

Ontem eu estava contando para a Sam sobre o ótimo sábado que tivemos na semana passada com a Carol no Parque da Água Branca e a Sam me contou que não conhecia o parque. Acho que, em verdade, o Parque da Água Branca não é tão conhecido assim pelas pessoas que não moram na Zona Oeste da cidade. Diferentemente do Ibirapuera, o Parque Da Água Branca não venceu tão facilmente as fronteiras.

E não tem motivo para isso. O Parque é lindo, gostoso mesmo de se passar o dia, principalmente em família, já que ele oferece as mais diversas atividades para todas as faixas etárias durante toda a semana.

Em 1904, o então prefeito de São Paulo queria incentivar a atividade da agricultura e criação na cidade e idealizava uma escola prática de horticultura. Esta escola seria o embrião do Parque Água Branca que começava a ser formado em 1905, que anos depois receberia as exposições anteriormente realizadas na Mooca, que ganharam o nome do secretário da agricultura, Dr. Fernando Costa. Apesar do bonito nome, os freqüentadores assíduos (meu marido foi criado indo até lá todos os finais de semana de sua infância) continuaram chamá-lo, simplesmente, de Água Branca.

Ele ainda pertence à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mas já não conta com tantas seções, as anteriores era as de Veterinária, Defesa Sanitária Animal, Caça e Pesca e Produção Animal, entre outras. Tanques de peixes, um pequeno Zôo, um caramanchão e até um cinema mudo formavam uma área especial para o lazer. Outra atração famosa na época de sua fundação: passear à noite no Parque para admirar seus prédios de estilo Normando, iluminados, projetados por Mário Whately, e os vitrais do Portal de entrada, em estilo Art Déco, desenhados por Antônio Gomide.

Em 1.979, grandes exposições de gado foram definitivamente transferidas para o recinto de Exposições da Água Funda, por motivos de modernização da área de exposições e necessidade de espaços mais amplos para a circulação dos visitantes. Em 1.996 veio seu tombamento e iniciou-se sua recuperação, com a pintura dos prédios, recuperação dos tanques de carpas e jardins.

Em 10 de Outubro foi inaugurada a Praça de Exercícios e Sala de Leitura Léia Beigler, como parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso. O espaço é lindo (dá vontade de ficar lá o tempo todo), bem cuidado, com fácil acesso e um monte de atividades especialmente desenvolvidas.

A Praça de Exercícios, com 400 metros quadrados, tem seis estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados são rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar. Já a Sala de Leitura Léia Beigler, idealizada pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Mônica Serra, tem por objetivo a inclusão social do idoso. Implantada no Espaço de Convivência de Idosos do Fussesp, é para uso exclusivo das pessoas com idade acima de 60 anos.

Como o Parque foi formado, ele não é reserva de mata nativa, mas tem uma vegetação vasta, formada por espécies exóticas e também nativas. As crianças aproveitam muito bem os dois playgrounds, protegidos por árvores que garantem sombra durante todo o dia, bem como as diversas trilhas para caminhada. Também podem aproveitar o parquinho montado próximo da casa das pombas, como a Carol chama a torre das aves. Ainda podem passear de trem por todo o parque ou alugar carrinhos de metal estilizados para se sentirem verdadeiros motoristas.

Durante a semana, o Parque é procurado por pessoas que praticam caminhadas, cooper, meditação, passeios, interessadas nas diversas associações de criadores instaladas no Parque e estudantes em geral. Nos fins de semana e feriados, a freqüência é composta, na sua maioria, por famílias inteiras.

Ah, sem esquecer a feirinha de produtos orgânicos, sempre ótima e que oferece bolos, sucos e sorvetes deliciosos, e as baias de cavalos. Apesar de não poderem montar nos cavalos nos finais de semana, a criançada pode fazer carinho e dar de comer aos vários cavalos. Durante a semana a Carol já teve a oportunidade de ver os cavalos da Polícia Militar tomando banho, até ajudou um pouquinho, ficando maravilhada.

Agora em novembro dois eventos programados chamam a atenção: a Exposição Internacional de Gatos de Raça, nos dias 03 e 04 de Novembro, das 09h00 às 17h00; e a Feira Mensal de Artesanato Água Branca, nos dias 11 e 25, das 9h00 às 18h00.

Dentro da agenda permanente eu posso destacar:

Cursos no Espaço Convivência, para Pessoas acima de 60 anos: Alfabetização, Aquarela, Arte em Sementes, Bordado, Canto e Coral, Dança de Salão, Dança Tradicional Chinesa, Danças Folclóricas, Decoupage, Escultura em Papel, Espanhol, Flores de Meia de Seda, Cartão em Papel Vegetal, Francês, Ikebana, Informática, Inglês, Italiano, Japonês, Macramê, Mosaico, Origami, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Tapeçaria, Tricô, Crochê, Teatro, Violão Básico, Violão Avançado e Yoga. Eles ocorrem de segunda-feira a sexta-feira.

De segunda-feira a sábado também tem cursos para a Melhor Idade no Espaço Melhor Idade. Os cursos oferecidos são: Yoga, Bijuteria, Violão, Pintura em Tela, Origami, Pintura em Tecido Moderno, Ginástica Anti Stress, Terapia Corporal, Dança Coreográfica, Biodança, Pintura em Tecido Emborrachado e Baile.

Na Arena Pequena o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Equoterapia oferece ajuda Às crianças com necessidades especiais, de segunda-feira a sexta-feira, enquanto na Arena a Altamira Vivência dá cursos de Equitação para crianças a partir dos 06 anos de idade, de segunda-feira a quinta-feira.

Tem ainda: curso de criação de escargot, café da manhã orgânico, bailes da terceira idade, danças circulares sagradas, danças brasileiras, danças negro-brasileiras, balé folclórico, Lian Gong, Tai-Chi-Pailin, pintura livre, ginástica harmônica, projeto de nutrição, com orientação sobre alimentação saudável e prática de exercícios e alongamento. Ufi! Cansei só de escrever.

Se quiser saber tudo que acontece por lá acesse o site do Parque, a trilha sonora é uma graça. Lá você encontra como chegar, mas dou a dica: é pertinho do Metrô Barra Funda, dá para ir a pé.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta