John Adams, Episódio 1: Join Or Die

Minha sensação ontem quando, com uma semana de atraso, assisti ao primeiro episódio de John Adams, produção da HBO que papou quase todos os Emmys de minissérie deste ano, foi de êxtase. Puro e simples êxtase.

Quando do lançamento do seriado lá fora eu não liguei muito, mesmo sendo uma apaixonada completa pela história americana e pelos EUA em geral. John Adams foi o segundo presidente deste país, mas nunca foi muito badalado, o que é perfeitamente justificável quando as opções vão de Jefferson a Washington.

A produção é impecável. Fotografia, reconstrução, figurinos, atores, tudo está muito próximo da perfeição. Os cortes, a trilha sonora, tudo me encantou. A cena do rapaz sendo pichado no porto me deu um aperto enorme no coração. Fiquei angustiada com aquele terror todo.

O primeiro episódio da minissérie mostra John Adams, nascido na Inglaterra, defendendo seu mais controverso caso: na cidade de Boston, Massachussets, uma multidão enfurecida pelos pesados impostos e demais restrições impostas pela Coroa, enfrente um pequeno grupo de soldados em frente a alfândega. Este confrontou acabou por causar algumas mortes e os soldados por muito pouco não foram mortos na própria praça.

Sem ninguém que os defendesse no tribunal eles recorrem a John Adams, advogado conhecido por sua imparcialidade e ex-membro do Conselho do estado. John faz uma defesa impecável e consegue, quase sem acreditar, que os soldados sejam inocentados dos crimes que lhes eram atribuídos.

Foi essa defesa que levou o nome de John a Coroa, que o queria a seu lado acreditando que ele poderia ajudar a diminuir os conflitos. Ele quase aceitou o convite, mas a força dos acontecimentos, com o conflito no porto e o aumento das restrições aos direitos dos americanos (que ainda nem eram americanos direito), acabou por levar John por outro caminho: a participação no Congresso da Filadélfia.

Desde o primeiro instante do episódio percebemos a importância que Abigail Adams teve no sucesso de seu marido. Mulher conhecida por sua inteligência, Abigail jamais desrespeitou o marido, mas sempre deixou claras suas opiniões sobre todas as suas ações.

O nome do segundo episódio Independence, deixa claro o caminho a ser tomado: John Adams retorna da Filadélfia, onde o destino do país foi traçado: a independência. Veremos quando George Washington assumiu a liderança das armas e os primeiros acontecimentos separatistas.

O DVD me aguarda em casa para que eu continue a minha aventura.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

3 Comentários


  1. Ouvi falar muito bem dessa série e agora, com esse texto, já estou me coçando todo… Vou ligar para a locadora e reservar o DVD!!!

    Responder

Deixe uma resposta