Quando a imprensa “informal” é melhor do que a imprensa formal

Boa parte dos blogueiros não é profissional de mídia, não é jornalista, mas sei que todos, independentemente de sua formação, se esforçam muito para oferecer notícias e textos de qualidade aos seus leitores. Pesquisam, lêem mídia internacional, alguns estão no mailing dos principais canais, recebendo a programação diária e as principais novidades.

O que se espera, então, de jornalistas que são pagos (PAGOS) para escrever sobre a programação da televisão? Bom, se espera que, no mínimo, eles façam a mesma coisa, tenham a mesma dedicação.

No passado eu elogiei aqui o fato do jornal O Estado de São Paulo passar a dedicar duas páginas de seu caderno sobre TV aos seriados que tanto amamos. Como podem ter percebido, logo eu parei de falar sobre isso, pois o que eu lia ali estava anos luz abaixo da qualidade que você encontra, por exemplo, nos blogs que fazem parte da Sociedade dos Blogs de Seriados. A questão é que hoje eu assustei, muito:

Tudo começa até que bem com uma coluna questionando as preferências sexuais de Saul Holden, o tio da família de Brothers & Sisters. Segundo a coluna, essa desconfiança surge ao final da segunda temporada lá nos EUA (final de temporada porque não sabemos se teremos novos episódios por causa da greve), a notícia é até interessante, mas juro que não poderia achar isso com base no pouco que vi da primeira temporada, ou aquela paixão dele por Holly não tem nada a ver?

Na coluna Fora de Série, Etienne Jacintho fala das reprises que vale a pena ser sempre vistas, como Friends e Seinfeld.

Já a coluna Fical da TV Paga, de Roberto Godoy, se tornou, oficialmente a campeã de bolas fora, superando tudo nesta semana: o título é “Afinal, Sara, a CSI, está morta?”. Tá, ele não tem a obrigação, em termos, de saber o que todos que acompanham seriados já sabem devido aos spoilers que pipocam pela internet, então esse não foi realmente o problema.

O problema é ele dizer que a atriz está negociando seu salário e pode sair do seriado. Poxa, a negociação salarial aconteceu ano passado, muito antes do seriado ter estreado por lá e já sabemos o desfecho. Não quer falar para não dar spoiler, tudo bem, mas dar informação errada? Péssimo.

Continuando o show de horror ele diz que ninguém sabe quando o a nova temporada de CSI começa, segundo ele porque is atendentes da Net não sabem responder. Poxa, no próprio site da AXN existe a informação que as novas temporadas começam em fevereiro. Todos os anos elas começam em fevereiro na AXN, não é novidade. Tá, quer escrever sobre o assunto? Pelo menos goste o bastante dele para acompanhar do que ele fala.

Ele ainda dá uma alfinetada em Mothern, mostrando claramente que nunca assistiu a nenhum episódio completo da série, dizendo que não dá para entender direito em que casa a história se passa (??) e finaliza falando que comeu bola semana passada ao comentar a estréia de Corpos no People&Arts porque havia pego o horário da revista da TVA e a informação estava errada.

Pois bem, quem de nós não sabe que as revistas das TV pagas não são a melhor fonte de informações sobre programação? É mais seguro consultar o Teleséries todo dia, ou o Séries On Line do portal Terra (não anda tão bom de atualização, mas é confiável no que aponta).

Sinceramente, um jornalista que usa a revista de uma provedora de TV a cabo para fazer suas notícias me parece errado, não é não?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

10 Comentários


  1. é por isso que o estadão bateu tão forte nos blogueiros, que ou são mais confiáveis na informação ou funcionam como ombudsman gratuito e sem vínculo com o veículo e portanto podem bater mais duro.
    ;o)

    [se bem que não é o único. eu lembro quando o famoso luís antônio giron soltou, na revista época, que a cho chang era a namorada do harry potter no filme mas que nos livros ela se chama gina e não é chinesa…]

    Responder

  2. rsrs

    so quero saber quando vão me pagar pra eu fazer o que gosto e que faço de graça

    Responder

  3. Parabéns, Simone. Ótima crítica. Infelizmente, na imprensa tem gente que não entende nada de muita coisa. Existe a imagem de que os jornalistas sabem de tudo, são interessados, curiosos, investigativos, bla, bla, bla. Como dizia a propaganda de um refrigerante, imagem não é nada. Tudo conversa mole. Tem muita gente boa e dedicada, mas tem alguns que afundam o barco. E achei ótimo que foi no Estadão, que criticou os blogs há pouco tempo.

    Responder

  4. Simone, adorei seu texto e vou envia-lo em breve para vários jornalistas amigos.

    A desculpa para esses erros é sempre o dead line, o prazo. De fato, é muito para se fazer em pouco tempo, mas, que se dane, a obrigação do jornalista é passar informações relevantes, interessantes e, antes de qualquer coisa, corretas.

    Concordo com você e até comentei dia desses no twitter: Impossível procurar qualquer coisa sobre séries no meio impresso. Os blogs de séries, e eu leio quase todos via feed, dão um banho neles. Bom pra gente.

    Por isso que já há um tímido movimento na comunicação, gerado pela internet: tão ou mais importante do que a formação, é o know how.

    Agora, cabe a observação: Tenho ficado impressionado com a sensibilidade da Folha Ilustrada impressa para temas ligados a séries. Tem bom conteúdo, original e criativo, como a matéria de capa de hoje, em que 5 autores brasileiros escrevem o que 5 personagens de séries estão fazendo durante a greve. Muito bom.

    Um beijo e parabéns pelo blog e pela bela análise.

    Responder

  5. Primeiro, parabéns pelo blog, muito legal. Quanto ao seu qustionamento, assino embixo. O fato é que eles, quase sempre, colocam pra comentar séries jornalistas que são especializados em tv (de uma maneira geral). Tem que colocar gente especializada em séries, um profissional específico! é isso!

    Responder

  6. Simone, infelizmente a maioria dos jornalistas se julgam os reis das cocadas: preta, da branca e da que “puxa”.
    Falta humildade e principalmente interesse em conhecer “universos”.
    Quando a gente domina o assunto, muito bem, mas quando não, temos que “confiar” que determinado meio de comunicação tem pessoal qualificado para nos passar informações.
    Hoje em dia só é desinformado quem quer e é incrível que tanta gente faça questão de continuar sendo.
    Parabéns pelo texto!!

    Responder

  7. pior é que quem não tem acesso a internet ou não tem muito conhecimento de site de séries pela internet e ve só na tv a cabo (durante meu tempo de x-files, buffy, dawsons creek e outras eu era um desses)
    eu pelo menos evitava ler esses jornais e os horarios eu sabia de cor…mas se algum fã se pauta pelas informações dadas por esses jornais só se da mal!
    ótimo texto!

    Responder

  8. To com a revista de tv do estadão na mão, ediçao de 20/01 dizendo que House para com os ineditos dia 24 e que na proxima quinta ele escolhe a equipe. ???????????????????????
    Isso foi quinta passada!!!!!!!!

    Gente… eles colocaram o negócio em destaque!!!

    Nao pode isso, será possível que nao tem um editor!

    Lamentável.

    Responder

  9. Ai meu deus… eu continuei lendo o maldito caderno… e agora achei a seguinte pérola:
    “Glenn Close vive a PROMOTORA que persegue empresário corrupto”

    Tudo bem vai, podia ser pior…. eles poderiam dizer o empresário nao é corrupto….

    Responder

Deixe uma resposta